Por noticiasaominuto.com
De acordo com um estudo publicado na revista Cell existe um tipo de dieta que pode aumentar o risco de cancro do fígado. Em causa poderá estar o consumo de gordura em excesso e a falta de alguns carboidratos. A doença pode acabar por aparecer ao longo de 20 anos.
Em causa, segundo a investigação, está a dieta cetogénica. Algumas pessoas afirmam que pode ajudar na perda de peso sem a sensação de fome. Contudo, os cientistas descobriram que este tipo de regime rico em gordura pode acabar por alterar as células do fígado e aumentar o risco de cancro.
O estudo aponta que quando o fígado é exposto a uma dieta rica em gordura, as células passam para um estado mais primitivo. É uma mudança que pode acabar tornar as células mais vulneráveis.
“Se as células forem forçadas a lidar repetidamente com um fator de stress, como uma dieta rica em gordura, farão coisas que as ajudam a sobreviver, mas com o risco de maior", explicou o professor Alex Shalek, aqui citado pelo Daily Mail.
Cancro do fígado pode aumentar com esta dieta
A dieta cetogénica envolve o evitar por completo a ingestão de carboidratos para que o organismo queime a gordura armazenada no corpo de forma a obter energia e ajudar à perda de peso.
Segundo os resultados obtidos, dietas que sejam ricas em gordura estão associadas à esteatose hepática, com o excesso de gordura no fígado que pode levar à inflamação.
"Isto realmente parece uma troca, priorizando o que é bom para a célula individual sobreviver em um ambiente de stress, em detrimento do que o tecido coletivo deveria estar a fazer", continua Constantine Tzouanas.
Pela saúde do seu fígado, veja o que deve ter sempre em casa
Ao agregador de blogues HuffPost, a especialista em nutrição Ana Luzón revela alguns dos alimentos em que deve apostar para evitar inflamações e doenças graves no fígado.
Em primeiro lugar, explica que vegetais como brócolos, couve-flor e couves de Bruxelas são perfeitos. "Promovem a desintoxicação e reduzem o stress oxidativo."
Por outro lado, o alho e a cebola também são perfeitos. "Estimulam as enzimas hepáticas que são responsáveis por eliminar as toxinas." Aposte também em frutas cítricas e ainda em cozinhar com azeite.
Alimentos ricos em ómega-3 são outros nos que deve apostar. É o caso do salmão, da cavala, sardinha ou dos frutos secos. Tenha ainda em casa aveia e grãos integrais.
O chá verde é mais um dos alimentos que vão fazer a diferença. "Ajuda a reduzir a gordura acumulada." Frutos vermelhos, como mirtilos e amoras, deixam também o fígado protegido.
Por fim, explica que não se deve esquecer das leguminosas, da curcuma e do gengibre.

Sem comentários:
Enviar um comentário