Por LUSA
Pelo menos 38 pessoas morreram após uma debandada num comício, em Karur, no sul da Índia, e outras 50 estão a ser socorridas em hospitais locais. Entre as vítimas mortais estão oito crianças.
O ministro da Saúde indiano, Ma Subramanian, citado pela Associated Press, adiantou que as vítimas foram levadas para um hospital, mas muitas já estavam mortas quando lá chegaram, incluindo as oito crianças.
A maioria dos feridos permanece estável, segundo a mesma fonte.
O incidente ocorreu durante uma ação de campanha para as eleições estaduais do próximo ano do partido Tamilga Vetri Kazhagam (TVK), em que estava planeado que o líder, o ator Vijay, se dirigisse aos apoiantes reunidos, conta o jornal The Hindu. O partido previa que estivessem reunidas no comício cerca de 10 mil pessoas.
O jornal acrescenta ainda que estão a ser enviados para o local reforços das forças especiais da polícia indiana para ajudar nas operações de resgate em Karur.
Quando questionadas sobre as motivações do incidente, tendo em conta que o comício tinha sido autorizado pelo governo local, as autoridades responderam apenas que a situação estava sob investigação.
Presidente e primeiro-ministro da Índia lamentam o incidente
Os relatos iniciais davam apenas conta de que diversas pessoas na multidão tinham desmaiado, aparentemente sem razão. Só mais tarde, em publicações de chefes de Estado e do governo indiano é que veio a confirmar-se de que tinha ocorrido uma debandada durante o comício.
Na rede social X, a presidente da Índia, Droupadi Murmu, diz-se "angustiada com a trágica perda de vidas num infeliz incidente", enviando as "mais sinceras condolências aos familiares enlutados" e rezando "pela rápida recuperação dos feridos".
Já o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, considera que o incidente é "profundamente triste". "Os meus pensamentos estão com as famílias que perderam os seus entes queridos. Desejo-lhes força neste momento difícil. Rezo por uma rápida recuperação de todos os feridos", acrescenta.
O governador estadual de Tamil Nadu, onde se situa Karur, afirmou que deu instruções aos responsáveis para que mobilizem todos os meios possíveis para prestarem assistência médica urgente aos feridos. E acrescentou ainda que pediu apoio ao distrito vizinho de Tiruchirappalli, para que "fornecesse toda a ajuda necessária com a máxima urgência".
Até agora, foram enviados 44 médicos dos distritos vizinhos para ajudarem a tratar os feridos.
Estas debandadas com multidões são relativamente comuns na Índia quando grandes aglomerados se reúnem.
Em janeiro, pelo menos 30 pessoas morreram quando dezenas de milhares de hindus correram, numa debandada em massa, para se banhar num rio sagrado durante o festival Maha Kumbh, a maior reunião religiosa do mundo.
Leia Também: Índia retira caças soviéticos MIG-21 após 200 mortes em 400 acidentes
A Índia despediu-se hoje dos caças soviéticos MIG-21, após mais de 60 anos de serviço e um pesado historial de 400 acidentes que custaram a vida a 200 pilotos.


Sem comentários:
Enviar um comentário