Antony Blinken (Foto: Emmi Korhonen/Lehtikuva via AP)
Por cnnportugal.iol.pt, 13/07/23
A questão da ilha de Taiwan permanece um dos principais contenciosos entre Pequim e Washington
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, apelou à China para restabelecer “com urgência” a comunicação entre os exércitos dos dois países.
“É da nossa responsabilidade manter abertos os nossos canais de comunicação, incluindo entre os nossos dois exércitos, e penso ser urgente que o façamos. Ainda não foi possível concretizá-lo”, sublinhou Blinken num encontro com o seu homólogo chinês Wang Yi em Jacarta, disse à agência noticiosa AFP um responsável norte-americano sob anonimato.
A reunião decorreu à margem das discussões da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que decorre na capital indonésia, também na presença de representantes da Rússia, Índia, Japão, Austrália e a União Europeia (UE), entre outros.
Fundada em 1967, a ASEAN integra o Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia, Vietname e Myanmar, e estabeleceu um roteiro para a inclusão de Timor-Leste.
A questão da ilha de Taiwan permanece um dos principais contenciosos entre Pequim e Washington, com a China a considerá-la uma província rebelde e parte integrante do seu território, enquanto os Estados Unidos se comprometeram a defendê-la de um eventual ataque.
As conversações de Jacarta ocorrem cerca de um mês após a deslocação de Blinken a Pequim, a primeira visita de um chefe da diplomacia norte-americana em quase cinco anos.
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, também esteve na capital chinesa, na passada semana, com o objetivo de ultrapassar diversos diferendos comerciais.
Sem comentários:
Enviar um comentário