Bissau, 11 Out 22 (ANG) – O ministro das Pescas disse que a pesca artesanal é primordial na sustentabilidade das comunidades costeiras contribuindo com mais de 120 mil postos de empregos directos e indirectos.
Orlando Mendes Viegas falava hoje na abertura do Ateliê Nacional de Partilha dos Resultados de Investigação sobre os Desafios Sócioeconómicos dos Pequenos Peixes Pelágicos na Guiné-Bissau.
O governante salientou na ocasião, que os trabalhos de investigação desenvolvidos permitiram obter grandes resultados, tais como na analise de consumo de produtos de pesca no presente e futuro e criação do valor acrescentado ao longo das fileiras de pesca dos pequenos peixes pelágicos.
“No actual contexto em que a crise no sector da pesca artesanal preocupa todos os que directa e indirectamente a ela estão ligadas, a despeito das suas motivações parece ser pertinente uma reflexão sobre o segmento mais significante do sector do pesqueiro na redução da pobreza, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos recursos haliêuticos.
Orlando Mendes Viegas disse que, para tal é preciso melhorar a contribuição das pescarias dos pequenos peixes pelágicos transfronteiriços à segurança alimentar das populações da sub-região.
“Espero que, o dia de hoje do presente Ateliê conduzirá as discussões e recomendações com vista ao reforço na dinamização das actividades de investigação pesqueira”, disse.
A Ateliê com a duração de um dia, foi organizado pelo Centro de Investigação Pesqueira Alicada(CIPA) com apoio do Projecto de Gestão e Resiliência de Pesca de Pequenos Peixes Pelágicos na Àfrica Ocidental(GREPPAO.
Sem comentários:
Enviar um comentário