terça-feira, 11 de outubro de 2022

HWPL - COMUNICADO DE IMPRENSA: Documentário sobre Cooperação Internacional para a Paz em Mindanao Estreia nas Filipinas

HWPL Press NS  terça, 11/10/22 

Documentário sobre Cooperação Internacional para a Paz em Mindanao Estreia nas Filipinas

Um documentário sobre os esforços internacionais de construção da paz para Mindanao nas Filipinas, um dos conflitos de longo prazo do mundo desencadeados pela violência que deixou mais de 120.000 mortes e milhões de pessoas deslocadas desde a década de 1960, foi lançado e exibido nas Filipinas.

Em comemoração ao Mês Nacional da Conscientização da Paz, um documentário sobre a paz intitulado “Grande Legado” estreou em um cinema na cidade de Davao na noite de 6 de setembro de 2022. Cerca de 500 representantes do governo, setor educacional, mídia e sociedade civil, líderes religiosos de todo o país e defensores da paz de Mindanao compareceram.

Este documentário foi produzido pelo Grupo de Mídia SMV, uma empresa de transmissão com sede em Seul, Coréia do Sul, em colaboração com Heavenly Culture, World Peace, Restoration of Light (HWPL), uma organização internacional sem fins lucrativos afiliada ao ECOSOC da ONU que defende a paz global. O filme apresentou HWPL e atores que se envolveram em atividades relacionadas à paz em Mindanao.

O prefeito da cidade de Davao, Baste Duterte, parabenizou dizendo: "Ao mostrar documentários e filmes sobre a paz, podemos inspirar mais pessoas a se juntarem conosco em nossos esforços de manutenção e construção da paz para nossas comunidades".

O movimento de paz da HWPL nas Filipinas começou quando o presidente da HWPL, Lee Man-hee, veterano da guerra coreana e ativista da paz, visitou Mindanao várias vezes desde 2013. Ele mediou um acordo de paz civil assinado pelo arcebispo emérito Fernando Capalla e o então governador de Maguindanao, Esmael “Toto” G. Mangudadatu em 24 de janeiro de 2014 na cidade de General Santos. Diante da audiência de 300 pessoas, incluindo políticos, professores universitários, líderes religiosos e estudantes, os representantes naquele dia prometeram cooperar para cessar o conflito e construir a paz, especialmente na região de Mindanao, que há muito sofrido os efeitos da guerra.

Este acordo tornou-se o ponto de partida da HWPL para aumentar a conscientização pública sobre a paz não apenas em Mindanao, mas em todas as Filipinas, com base nos princípios universais de compreensão mútua, respeito e harmonia. As iniciativas de paz da HWPL incluem a promulgação de leis para a paz, diálogos inter-religiosos, educação da paz e empoderamento de jovens e mulheres, o que trouxe líderes de diferentes países para apoiar a paz em Mindanao.

No filme, Martin Lee Hojian, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da ONU das Nações Unidas, elogiou a HWPL liderada pelo presidente Lee e o povo filipino que tinha uma forte paixão pela paz. Além disso, Nabil Tirmage, gerente do programa da Organização para o Desenvolvimento da Radiodifusão da Ásia-Pacífico, disse que o acordo de paz civil em 2014 é um “caso notável de realização da paz que o mundo deveria estudar”.

“O conflito em Mindanao tem sido uma variável importante não apenas no Sudeste Asiático, mas na situação global. O estabelecimento da paz em Mindanao era uma tarefa global e exigia uma intervenção construtiva da comunidade internacional. Em particular, será possível entender através deste documentário que os esforços do setor privado, como HWPL em Mindanao, são a base para que a paz prospere e crie raízes”, disse um funcionário da HWPL.

O Grupo de Mídia SMV anunciou que o documentário será acessível através de vários canais em diferentes países, incluindo estações de transmissão e cinema multiplex.


Sem comentários:

Enviar um comentário