segunda-feira, 19 de setembro de 2022

VIGÍLIA EM FRENTE DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES A VISTA

Notabanca; 19.09.2022

Os funcionários dos Correios vão fazer amanhã, (terça-feira) uma vigília vestidos de luto a frente do Ministério dos Transportes e Comunicações.

A iniciativa foi revelada esta segunda-feira pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SITRACORREIOS)Tefna Tambá, numa conferência de imprensa.

Segundo Tambá, os referidos trabalhadores exigem que o Governo continue a atribuir-lhes o subsídio suspenso em Janeiro deste ano e que assine a carta de conforto para que a banca possa conceder empréstimo aos Correios.

 Os funcionários dos Correios estão sem salários há 149 meses e os subsídios que recebiam do Estado correspondem a 60 por cento dos salários.

Tefna Tambá  disse que o encontro com jornalistas visa denunciar vários aspectos que tocam com a instituição nomeadamente a falta de pagamentos de salários, situação da Carreira dos funcionários, a possibilidade da banca  conceder empréstimo aos Correios no valor de três bilhões de francos CFA, para financiar programas de reestruturação da instituição, inativa há vários anos por falência.

O lider sindical referiu  que o Ministério das Finanças tinha disponibilizado um subsídio mensal de 16 milhões de francos aos funcionários, que correspondem a 60 por cento do salários dos mesmos.

Informou que o referido subsídio devia continuar a ser disponibilizado  até a obtenção do financiamento do projeto de reestruturação da instituição.

“Apartir de Janeiro deste ano, o Ministério das Finanças suspendeu o referido subsídio, alegando o atraso do arranque do projeto de reestruturação dos Correios,”disse Tefna.

Tambá disse que os equipamentos eletrónicos trazidos desde 2015 não funcionaram até ao momento e que já estão a estragar, acrescentando que no Centro de Tratamento das Correspondências existem mais de 35 mil malas e que na Secção de Encomendas em Trânsito há mais de 25 mil que devem ser entregues aos clientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário