quinta-feira, 18 de agosto de 2022

PAIGC CONFIRMA SEU X° CONGRESSO ORDINÁRIO AMANHÃ EM GARDETE

 JORNAL ODEMOCRATA  18/08/2022  

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Comandante Manuel dos Santos (Manecas), confirmou a realização do décimo Congresso Ordinário amanhã, sexta-feira, 19 de agosto de 2022, em Gardete, a partir das 16 horas, “porque não existe nenhuma decisão por parte do tribunal que impeça a sua concretização”.

Manuel dos Santos falava à imprensa esta quinta-feira, 18 de agosto, na sede dos libertadores em Bissau, na qual disse que o PAIGC sabe das movimentações políticas que estão a ser feitas no sentido de impedir a realização do Xº Congresso, mas estão tranquilos, porque não há nenhum impedimento legal produzido pelo tribunal.

Sobre o requerimento do advogado do Bolom Conté que pediu ao tribunal para impedir a realização do congresso na data marcada, Manuel dos Santos disse que não pode controlar a “legalidade ou ilegalidade” da decisão do tribunal, sublinhando que a matéria em causa vai ser analisada pelos advogados do partido. Adiantou que até ao momento que estava a comunicar não houve nenhuma decisão do tribunal que impeça a realização do congresso.

Questionado sobre o recurso de agravo interposto por Bolom Conte, após a decisão do tribunal de relação, Manuel dos Santos respondeu que isso é problema do Bolom Conté e do Tribunal, afiançando que, enquanto não haver nenhuma decisão do tribunal que proíba a realização do congresso, o evento lugar a partir de amanhã no ilhéu de Gardete, região de Biombo.

“É de conhecimento público que existem pessoas que querem impedir a realização do congresso, porque sentem-se intimidadas com partido e algumas delas são do PAIGC. Desde o iniciou do processo eleitoral na Guiné-Bissau, o PAIGC perdeu a única eleição em 1999. Por isso, os nossos opositores têm medo de nós para os próximos embates eleitorais”, sublinhou. 

Questionado ainda se o PAIGC não teme ser impedido novamente de realizar o congresso pelas forças de Ordem, Manecas dos Santos assegurou que os libertadores não têm medo de nada, porque muitas pessoas morreram na mata para a independência da Guiné-Bissau, afirmando que os militantes do partido vão continuar a lutar para o bem do país.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, participam do congresso 1406 delegados.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   

Sem comentários:

Enviar um comentário