sexta-feira, 11 de março de 2022

DEPOIS DE 3 ANOS DE ATRASO, O GOVERNO ANUNCIA NOVO CENSO POPULACIONAL

Radiosolmansi.net

O governo da Guiné-Bissau anuncia que no próximo ano a Guiné-Bissau vai realizar o seu quatro Recenseamento Geral da População e Habitação.

O último recenseamento foi realizado em 2009 e o próximo deveria acontecer desde 2019 mas, não foi possível, segundo fontes oficiais, devido a falta de recursos financeiros e também devido a situação política do país.

O quarto recenseamento projetado para 2023 é visto pelo governo como a maior operação estatística da Guiné-Bissau e assume papel estruturante no quadro da estratégia nacional do desenvolvimento da estatística e que construi uma fonte de informação determinante para tomada de decisão e o reforço da cidadania.

Hoje, na abertura de um encontro organizado pelo governo e o Fundo das Nações Unidas para a População sobre consultas aos parceiros técnicos e financeiros para a mobilização de recursos para o Recenseamento Geral da População e Habitação que terá lugar em 2023, o ministro da Economia, Plano e Integração Regional, Vítor Mandinga, sustenta que o censo assume um papel estruturante no quadro da estratégia nacional do desenvolvimento das estatísticas.

“O quarto recenseamento visa melhorar o conhecimento visa melhorar o conhecimento das caraterísticas demográficas e socioeconómicas da população e a sua dinâmica com vista a melhor ter em conta as questões populacionais no desenvolvimento sustentável, implementação, monitorização e a avaliação das políticas e os programas do desenvolvimento”, explica.

Segundo o ministro da Economia, Plano e Integração Regional, a Guiné-Bissau optou por uma abordagem modernizada que irá melhorar a qualidade e fiabilidade dos dados da população guineense.

“A Guiné-Bissau optou para uma abordagem de utilização das novas tecnologias para implementação deste quarto recenseamento em todas as suas fases”, garante.

Vítor Mandinga diz ainda que o maior desafio do executivo, neste momento, para concretização do 4º recenseamento, é de mobilizar os recursos suficientes para financiar a execução desta atividade que terá lugar em 2023.

“O ministro da economia formulou duas solicitações de financiamentos aos parceiros e espero que esta reunião de consulta permitirá obter um engajamento forte da vossa parte”, exorta.

Segundo a lei, o Recenseamento Geral da População e Habitação acontece de 10 em 10 anos. Para o próximo Recenseamento Geral da População e Habitação, o governo prevê gastar certa de 3 biliões de francos cfa e, a contribuição do governo será de 646 milhões de francos cfa, isto é, cerca de 24 por cento.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Baima Sigá

Sem comentários:

Enviar um comentário