© iStock
Notícias ao Minuto 03/05/21
Um importante efeito secundário de comer muito sal, afirma um novo estudo.
Não é novidade de que o excesso de sal é prejudicial à saúde. E agora, um estudo, publicado na revista Circulation, afirma que além dos problemas cardíacos e da pressão arterial, o sal prejudica a sua imunidade.
Neste novo estudo, a equipa de Sabrina Geisberger, do Instituto de Biologia de Sistemas Médicos de Berlim, analisou o metabolismo das células imunológicas que foram expostas a altas concentrações de sal, explica a Eat This, Not That!. O sal "perturba a cadeia respiratória, fazendo com que as células produzam menos ATP e consumam menos oxigénio", explica Geisberger.
O ATP, ou trifosfato de adenosina, é definido como "o combustível universal que alimenta todas as células", fornecendo energia para a força muscular e regulação metabólica - o que significa que, se um alto nível de sódio no corpo causa menos produção de ATP, isso afeta a forma como os glóbulos brancos amadurecem e, por sua vez, a eficácia com que esses glóbulos brancos, que são em grande parte responsáveis pela resposta imunológica do corpo, são capazes de funcionar.
Sem comentários:
Enviar um comentário