segunda-feira, 19 de abril de 2021

HOSPITAL RAOUL FOLLEREAU SEM APARELHO DE RAIO X

Fonte: radiosolmansi.net

O Laboratório da análise de sangue do Hospital “Raoul Follereau”, o único centro hospitalar para o tratamento tuberculose a nível de Sector Autónomo de Bissau, não funciona há mais de dois anos, facto faz com que os pacientes recorrem ao outro serviço de saúde da capital.

Informações foram avançadas, hoje (19), em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), pelo director do Hospital Raul Folloreau, sobre a situação em que se encontra aquele maior centro de tratamento de tuberculose.

Armando Sifna reconhece que o centro funciona há mais de dois anos sem laboratório de análise e sem um aparelho de Raio X.

“Também não temos condições para análises da bioquímica que permite acompanhar o funcionamento dos órgãos vitais dos nossos pacientes e as patologias associadas às quaisquer infecções”, explica.

Na mesma entrevista, o técnico afirma que a farmácia do hospital carece dos medicamentos para tratamentos de outras doenças associadas à tuberculose. O director explica que a farmácia do referido hospital não vede os medicamentos.

“O serviço é totalmente gratuito”, garante.

“O Hospital está com falta de ambulância que dificulta a transferência dos nossos doentes para outros centros de saúde”.

Em termos de alimentação, o responsável do hospital, Armando Sifna, afirma que a situação já foi ultrapassada pelo ministério da saúde.

O Hospital é o único centro para o tratamento tuberculose ao nível de Sector Autónomo de Bissau. Nos finais do ano passado, os funcionários promoveram uma paralisação exigindo as melhores condições do trabalho e do atendimento ao doente.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário