A forma “aleatória” como os oficiais estão a ser nomeados e o atual modelo do ingresso do pessoal no Ministério do Interior estão na origem de situações de “descontentamentos” em todos os níveis, na instituição, apurou o CNEWS, junto de uma fonte do órgão governamental guinenese.
O Informante do Capital News indicou que a situação de nomeação teve “maior evidência” nas valências do Comando Geral da Guarda Nacional, nomeadamente, na Brigada da Ação Fiscal (BAF), Brigada Costeira (BC), no Comando Geral e no Comissariado Nacional da Polícia da Ordem Pública (POP). Nestes serviços, segundo a fonte, “pessoas foram promovidas sem critérios normais, algunas das quais sem vínculo com o Estado da Guiné Bissau”, referiu.
A situação é ainda “mais grave”, a nível dos antigos altos oficiais do Ministério do Interior, numa altura em que o Serviço de Investigação Criminal da Guarda Nacional se encontra “sem viatura de trabalho, comissário nacional adjunto para área de operações sem viatura de serviço, diretor do Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal (DIPIC), Pedro Lopes Mbol, sem gabinete de serviço, encontrando-se abrigado no gabinete do seu adjunto” relata a fonte.
Esta falta se verifica numa altura em que o ministro do interior, Botché Candé, teria entregado perto de dois milhões de francos CFA a um grupo de mulheres do mesmo Ministério, que se encontrava numa suposta preparação policial na Base Aérea de Bissalanca (Perto de Bissau). A nossa fonte avançou ainda que a outra situação em curso no ministério do Interior prende- se com a “criação” do Grupo Cultural (Grupo di Mandjuandadi) na corporação do Ministério, com destaque para o Comando Geral da Guarda Nacional.
Sobre os recentes trabalhos de confirmação dos números de efetivos existentes a nível do Ministério do Interior, o confidente do CNEWS garante que os trabalhos são inconclusivos, “faltando registos a nível da POP, BC, Direção geral da Migração e Fronteiras, onde foram registados mais de 1.300 pessoas, considerados auxiliares”, revela a fonte.
Os trabalhos de preparação do Comando das Mulheres do Ministério do Interior terminam esta sexta-feira (06.11), com desfile no pátio do Ministério do Interior.
Sem comentários:
Enviar um comentário