sexta-feira, 6 de novembro de 2020

JORNALISMO DEGRADADO E DEGRADANTE!

Por: yanick Aerton

Francamente, o que esta acontecer na Guine Bissau, relativa a Degradação no que toca a informação e lamentável.

Houve um tempo em que a distinção Entre factos e opiniões era uma prática bem estabelecida no jornalismo, assim como a distinção entre a mentira e a verdade. Hoje isso não é mais assim e os próprios jornalistas que trabalham nos médios corporativos são, em grande medida, responsáveis por esta degradação. Consciente ou inconscientemente, a maior parte destes profissionais perdeu qualquer capacidade de análise ou de juízo crítico. Aceitam como verdadeiras as mentiras mais inverosímeis. 

Basta ver, por exemplo, o semanário nos blogs. Nunca, em momento alguns, os vários jornalistas que ali escreveram sobre alegada assinatura de acorda da zona conjunta; ZEC; puseram em causa a versão do ministro senegalês, HOTT  de que o PR, teria celebrado um acordo secreto com república do senegal, e também as armas foram trazidos de Turquia para ser usado contra, um pais vizinho, Os leitores desse semanário nem sequer tiveram o direito do contraditório, princípio básico do jornalismo. A mentira passa assim por verdade pura e cristalina. 

Nenhum destes escrevinhadores que se intitulam jornalistas aprendeu com a História. O cinismo ou a ignorância imperam entre eles. As mentiras sucessivas dos certos portais da notícia, guineenses para lançar guerras são pura e simplesmente ignoradas. A mentira do incidente do stenaks, entre judiciaria e guarda nacional, tramada pelas média para lançar a guerra entre instituição estatais, não existe para esta gente do Expresso cafumbam, dos comentaristas da TV ou das folhas de papel corporativas. A mentira de bocas de aluguel na guine Bissau e das suas "provas" de armas que supostamente veio de Turquia, e nem tão pouco sabem de onde veio. Assim como a mentira da corte das árvores, que serviu para destabilizar o pais, para requer a intervenção militar. 

Verifica-se assim altura na média guineense. Como diz John sábado de ziguinchor, bo ta foi, tais jornalistas têm uma pesadíssima responsabilidade pela instabilidade de pessoas, pois preparam o clima para as guerras de agressão verbais. Eles têm as mãos manchadas no que escrevem. Crimes monstruosos praticados nos exercícios da difusão, e tantos outros lugares são também da responsabil idade dos que escrevem nos média corporativos.

;; Bo para  tchocoli fugo;;

1 comentário:

  1. Não sei o que as pessoas ganham com mentiras. Querem a todo o custo que o país mergulhe numa guerra so porque o liderzinho foi derrotado nas urnas. Que vergonha!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.