Fonte: Estamos a Trabalhar
Antes do mais, os meus parabéns ao Dr. Ladislau Embassa, pela forma exemplar que abandona o cargo de Procurador Geral da República. Esta postura de desapego ao poder vem merecendo os nossos elogios por ser uma cultura que desejo que seja adotado por todos os servidores públicos.
A conjuntura actual do país e a forma como o então Procurador Geral da República, Dr. Ladislau Embassa abandona o cargo, nos permite e desafia atempadamente discutir, quem deve ocupar a sua cadeira.
Defendo incessantemente que devemos ter opinião, não é somente para o cargo de Presidente da República que devemos ter opinião, até porque um presidente da República, sem recursos humanos de qualidade, não terá a sorte de fazer diferente dos seus antecessores, por isso, devemos lhe fornecer os nossos pontos de vista, sem que isso seja visto como um ponto final ou uma profecia que deve ser sagradamente cumprida.
Sua excelência Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embalo, estamos no meio de uma tempestade de areia, onde a indefinição é tanta que devemos reiteradamente limpar os olhos e colocar os ouvidos à disposição do povo para melhor nos direccionar aos seus anseios.
O momentos é de mudança, e para quem está atento aos acontecimentos na Guiné-Bissau, testifica que há subtilmente uma luta geracional, ou se melhor pudemos dizer, um processo de reciclagem da elite guineense.
As antigas elites que se deram de conta que o seu estágio está a chegar ao fim, tentam de forma monárquica colocar os seus herdeiros no pelouro, mas os tempos são outros, agora a sociedade guineense mudou tanto que não facilita a criação de elite sem mérito próprio, e exige que a mudança seja fundada com pilares fortes de competência e dignidade.
Sua excelência Presidente da República, para que a tal mudança seja sustentável é imprescindível novos recurso humanos, é fundamental que esses recursos humanos sejam apetrechados de qualidade certificada e uma ambição cintilante nos olhos de deixar um legado memorável.
Essas qualidades hoje se encontram em jovens, aleado ao facto que a história é testemunha que as grandes mudanças foram sempre protagonizadas por jovens, e os jovens guineenses não podem, nem devem continuar na retaguarda.
Os jovens devem ter a ousadia de assumir as suas responsabilidades com o país, com a penacho de serem responsabilizados pelas desgraças dos seus futuros.
Para o cargo de Procurador Geral da República da Guiné-Bissau, mais do que pessoa da confiança do Presidente da República, é necessário que seja um servidor da nação, comprometido com os valores de um estado de direito democrático, uma pessoa com mente moderna, um homem que não representa perseguição, um servidor com bom relacionamento entre as instituições judiciais e um destinto acadêmico na área de direito, acima de tudo um homem com reputação ilibada.
Com estas características, a meu ver, a figura do Jovem Dr. Isnaba Dos Santos coaduna na perfeição com o perfil exigido.
Partilho aqui as características humanas que tive o privilégio de testemunhar :
Todo o percurso do hoje Dr. Isnaba Dos Santos foi marcado de sacrifício, dedicação e focos que resultou na sua ascensão acadêmica e afirmação na sociedade guineense.
Vindo de uma família do interior de Bafata (tabanka de Gambiél), se tornou o primeiro licenciado da sua família, utrapassando todos os pejorativos de ter vindo da tabanka, se formou na Faculdade mais prestigiada da Guiné-Bissau como sendo um dos melhores alunos da sua época e com dignidade e trabalho conquistou o respeito social.
Dr. Isnaba Dos Santos se tornou homem, fez-se um chefe de família exemplar para a nossa sociedade, rigoroso, exigente, honesto e bastante corajoso.
Para além destas caracteristicas humanas, o Dr. Isnaba Dos Santos à semelhança dos últimos 4 procuradores da República da Guiné-Bissau (exepto o Dr. António Sedja Man), ele também é um dos jovens que se destacou durante a sua formação na Faculdade de Direito da Guiné-Bissau como sendo um dos melhores alunos, tendo sido convidado pela própria faculdade para leccionar na Faculdade de Direito de Bissau, sendo à 7 anos docente na mesma faculdade.
No seu percurso académico, possuí também, pós-graduação em direito de energia.
O jovem Isnaba Dos Santos está afecto à procuradoria geral da República à 5 anos, tendo tido o privilégio de assumir as funções de assessor Jurídico do ex-procurador da República Hermenegildo Pereira e chefe de gabinete dos sucessivos procuradores da República.
A oportunidade de ter trabalhado directamente com vários procuradores da República, lhe distinguem de forma sui genesis de outros candidatos ao cargo de procurador Geral da República da Guiné-Bissau, ademais, que tem uma relação muito especial com os Magistrados do Ministério público, o que por si só permitirá uma sã colaboração entre a direcção com os Magistrados do Ministério público de forma a levar a cabo um combate severo e sério à corrupção, crimes organizados, branqueamento de capitais, tráfico de drogas, tráfico de seres humanos, entre outros crimee que tem sido nocivos à nossa nação.
A Guiné-Bissau precisa de homens com coragem (sin rabo di padja) totalmente desvinculado a qualquer outro compromisso de interesse pessoal, ou de prestação de serviços a outros que não seja à sua nação.
Uma cara jovem, num dos pilares da justiça guineense é um crédito enorme para o regime que agora vigora.
Por isso lanço repto ao Dr. Isnaba Dos Santos: Se disponha a candidatar a esse posto, tenha a ousadia de representar os jovens e de vir dignificar a verdadeira luta para a afirmação de um estado de direito na Guiné-Bissau.
Está na hora da juventude conquistar o seu espaço, está na hora da qualidade estar no topo.
A juventude não pode se manter voluntariamente em segundo plano, a inércia da juventude em assumir as lideranças já nos trouxe vários retrocessos, é hora do país avançar É HORA DA JUVENTUDE AVANÇAR.
É TA FALA JOVEM KATA APOIA JOVEM... MAS AMI N'LANTA PA BÓ, N'LANTA PA NHA GERAÇÃO FIRMA I AFIRMA.
Grande Naba, tens a minha confiança.
Gaio Martins Batista Gomes
/ Gaio Martins Batista Gomes /
Sem comentários:
Enviar um comentário