sexta-feira, 21 de agosto de 2020

UNTG DENUNCIA VIOLAÇÃO PELO GOVERNO DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO RUBRICADO ENTRE AS PARTES


O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné, UNTG denunciou hoje (21) que o governo liderado pelo Nuno Nabian já violou tanto a adenda assim como o memorando do entendimento rubricada entre as partes.

Júlio Mendonça que falava numa entrevista diz já ter chamado a atenção ao executivo incluindo uma carta dirigida ao primeiro-ministro, entretanto sem resposta.

“ Este governo violou tanto a adenda como o memorando de entendimento. Já chamamos à atenção do executivo inclusive, uma carta dirigida a prematura, mas sem resposta. Neste momento, estamos simplesmente a chamar a atenção para se corrigirem. Felizmente, estamos a ter o apoio da ministra da função pública que não aceitou cair na rede de regularizar as pessoas recrutadas sem concurso público. Estamos a apoiar a ministra no sentido de persuadir outros membros do governo a respeitar as regra e conformar suas actuações com o princípio da legalidade”, denunciou o sindicalista.

Na mesma ocasião, o sindicalista condenou a atitude do ministro das finanças em retalhar os trabalhadores deste ministério que aderiram a greve convocada pelo sindicato.

Os funcionários do Ministério das Finanças, da Direcção geral do tesouro e contabilidade pública acusam ministro das finanças de estar a intimidar os funcionários a não aderirem a greve convocada por sindicato.

“ Temos é simplesmente que lamentar a postura do governo e do próprio ministro das finanças. (…) Então, aconselhamos o ministro que não pode, de acordo com a lei da greve, despedir os trabalhadores durante o período da greve nem de bloquear seus salários. Tudo isso demonstra que estão a violar o direito à greve dos trabalhadores”, condenou.

Portanto, aconselhou Fadia a anular o despacho de despedimentos dos referidos trabalhadores que considera de ilegal, senão terá que se entender com a UNTG. “ Se decidiram (o governo) não abdicar da decisão que é ilegal, terão que se entender com a UNTG”.

Por fim, pediu ao ministro das finanças que priorize o diálogo com o sindicato abdicando da medida que aplicou aos grevistas.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário