quinta-feira, 11 de junho de 2020

NOTA DE IMPRENSA - Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior


O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Dr.Aricene Abdulai Jibrilo Baldé e a sua equipa apresentam esta quinta-feira 11 de Junho 2020, ao Conselho de Ministros o Plano de Contingência para o sector da Educação, calendários escolares e propostas para a continuidade ou não do presente ano lectivo nas Escolas Públicas e Privadas e do Ensino Superior.

Estes e outros assuntos foram passados a pente fino na reunião do Conselho Diretivo do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, que decorreu nesta quarta-feira 10 de Junho de 2020 num dos departamentos do Ministério.

Para além do Calendário Geral do sector educativo que tem implicações financeiras por causa dos sábados incluídos nos dias lectivos, os membros do Conselho Diretivo analisaram também o calendário proposto pelo Ensino Superior a partir das reuniões dos Reitores do subsector, que perspetiva a retoma e a conclusão deste ano lectivo, como também os pedidos de validação do ano lectivo, retoma das aulas de várias Escolas Privadas, das Igrejas entre outras.

Sobre o assunto da continuidade ou não do ano lectivo a inspeção geral da Educação Sugeriu que fosse criado um grupo de trabalho que iria fazer um levantamento de certos indicadores junto das escolas públicas e privadas que poderiam ajudar na tomada de uma decisão a nível político.

A Direção Geral do Ensino Basico e Segundário defende que há escolas que têm condições de continuarem o ano lectivo apesar de reconhecer que o ano lectivo em curso é um ano de muitas perturbações.

Para outros membros do Conselho Diretivo, para as escolas que não têm ministrado conteúdos suficientes de pelo menos até 75 porcento o ano letivo não existe, e os alunos destas escolas devem ser remitidos para o ano lectivo 2020/ 2021, mas as escolas que alcançarem 75 porcento da matéria devem ser dadas oportunidade de mais um período lectivo e submeter os seus alunos as provas e os que tiveram notas positivas podem avançar para o nível seguinte. Assim foi a discussão com pontos de vistas diferentes, o assunto ficou para ser afunilado na reunião de Conselho de Ministros para a tomada de uma decisão.

Um breve olhar foi também feito na previsão orçamental do Plano de contingência para o sector educativo, que depois de atualizações e ajustes agora e estimado em mais de 300 milhões de dólares americanos.

O plano prevê entre outros componentes, um plano de comunicação para sensibilização sobre Covid 19 nas escolas, construção de latrinas, disponibilização de mecanismos para acesso a água nas escolas, lavagens das mãos reabilitação das escolas construção de salas de tecnologia de informação e comunicação (TIC), jardins-de-infância, construção de cozinhas e refeitórios, construção de mais de 4 mil salas de aulas, conclusão e equipamento dos liceus técnicos, reativar centro de formação a distancia UVA, criação de agência de acreditação e validação do ensino Superior, salas Tics nas Regiões, criação de hortas escolares , materiais didático , kits de higiene , máscaras de proteção para professores e alunos, isenção de propinas do terceiro ciclo ,e ensino secundário nas escolas públicas, apoios parciais a escolas privadas entre outros.

No final dos trabalhos o Ministro Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé agradeceu a todos os membros do Conselho Diretivo pelas suas contribuições e disse esperar que o plano seja adotado pelo plenário Governamental para o Desenvolvimento do ensino na Guiné-Bissau.

Os documentos já estão prontos e resta agora a equipe liderada pelo Dr. Jibrilo Baldé enfrentar, nesta quinta-feira, o plenário Governamental e convence-lo a doptar o documento e mobilizar os recursos para que anova liderança da Educação avance para sua implementação e faça funcional o sector.



Bissau 10 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e porta-voz
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário