quinta-feira, 11 de junho de 2020

Ex-PGR Bacari Biai move queixa crime contra Rut Monteiro e Carlos Santiago

Bissau, 11 Jun 20 (ANG) – O Ex. Procurador-geral da República moveu hoje uma queixa crime contra a antiga ministra da Justiça e Direitos Humanos, Rut Monteiro e o bloguista Carlos Santiago por alegadas “graves” acusações contra a sua pessoa.


Em declarações à imprensa Bacari Biai disse que o motivo da queixa contra a cidadã Rut Monteiro tem a ver com as suas afirmações, no passado dia nove do mês passado, ao Jornal portugês “Expresso” em que o acusa à ele e seu adjunto de terem amigos  traficantes de drogas, quando dirigiam a direcção geral  da Polícia Judiciária.

Em relação ao bloguista, Biai disse que este publicou no dia sete do corrente, na sua pâgina de Facebook um artigo em que o acusa  e também ao actual Chefe de Estado, Umaro Sissocó Embaló de terem assinado um pacto para assassinar o então Primeiro-ministro, Aristides Gomes.

 “Mais: Carlos Santiago acusou-me de ter forjado o processo de Aristides Gomes  para puder  colocá-lo na prisão, a fim de envenená-lo para depois argumentar que morreu de coronavírus”, explicou.

O antigo PGR  lembrou ainda que a Constituição e demais leis do país confere a cada cidadão quando se sentir lesado o  direito de recorrer ao Tribunal.

Bacari Biai convidou a Rut Monteiro que prove as suas acusações sobre a sua pessoa.

Qualificou o suposto ato de cobardia e questionou a razão por que esta não a fez quando estava no país.

“Os traficantes levam drogas nos países onde tem colaboradores no Estado, por isso a maior apreensão aconteceu, na era em que a Rut Monteiro fazia parte do  governo dos traficantes,” acusou.

Biai encoraja ao Ministério Público para pedir o certidão ao juiz  do caso da “Operação Navarra” em que os sentenciados acusam alguém que pertence à uma organização estrangeira que tomou uma quantidade de drogas e levou no seu carro quando a Rut Monteiro era ministra da Justiça.

Bacari Biai disse que as acusações proferidas contra a sua pessoa serão provadas pelos acusadores e que tudo fará para mostrar à todos quem é a verdadeira pessoa que esconde por detrás do “falso perfil” de Carlos Santiago.

ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário