quinta-feira, 11 de junho de 2020

ENTREVISTA - O MINISTRO DAS PESCAS, ENG. MALAM SAMBÚ, GARANTE NUMA ENTREVISTA ESCLUSIVA TRANSFORMAR O SECTOR DAS PESCAS DA GUINÉ- BISSAU

A Cooperação entre a China e a Guiné-Bissau no setor das pescas deve ser consolidada." assegura o Ministro das Pescas (ENTREVISTA)

O ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Malam Sambú, disse em entrevista à Xinhua que a Cooperação Bilateral entre a República Popular da China e a Guiné-Bissau é uma prioridade para seu país e acredita que é especial e muito proveitoso para a economia nacional.

"A China é um dos principais parceiros da Guiné-Bissau no setor das pescas, especialmente porque é visível a sua contribuição para o abastecimento do nosso mercado interno em peixes ", afirmou o Eng. Malam Sambú.

Segundo o titular do Pelouro daa pescas , "a expansão e a estabilidade do Acordo de Pesca com a China seria mais rentáveis ​​e interessantes para a Guiné-Bissau", concluiu.

Nas águas territoriais da Guiné-Bissau, existem cerca de 70 setenta) navios chineses pescando lá. "Seria bom estabelecer com a China o mesmo modelo de cooperação que existe com a União Européia", afirmou o Ministro.

A União Europeia possui mais de 200 (duzentos) navios de pesca nas águas territoriais da Guiné-Bissau e paga mais de 15.000.000 euros (quinze milhões de euros) em compensação à Guiné-Bissau a cada ano. 

No setor de pesca, gostaríamos de ver mais barcos de pesca chineses, se conseguirmos um bom Acordo ", disse o Ministro das Pescas.

O Sr. Sambú lembrou a importância do Setor pesqueiro para o desenvolvimento econômico da Guiné-Bissau e esperava que houvesse mais investimentos nesse setor.

"A pesca é vital e contribui em grande parte para a estabilidade econômica do país, razão pela qual o Estado deve investir mais em Pesquisa e Processamento de peixes para agregar valor aos produtos", defende o Ministro Malam Sambú, acrescentando que para tal precisa- se da "Certificação Nacional de Peixes".


O Eng.Malam Sambú, foi Embaixador da Guiné-Bissau na Republica Popular da China entre 2010/2020 e como tal agradeceu ao governo chinês pela construção de infra-estrutura de pesca no país. "Vamos melhorar nossa Cooperação na Arêa das Pescas com a China", disse o Ministro Sambú.

O Titular deste Pelouro garante que "trabalharei no âmbito do fortalecimento da cooperação e expansão com a China no setor pesqueiro".
Durante esta entrevista, o Sr. Ministro anunciou algumas medidas planejadas em breve pelas autoridades do setor de pesca do país.

"A China é um parceiro essencial e muito apreciado pelas autoridades, ao lado da União Européia ", afirmou o Ex-Diplomata.

O Sr. Ministro agradece às autoridades chinesas por confiarem na Guiné-Bissau e por terem investido maciçamente em todos os setores. "Os investimentos chineses são visíveis no país", concluiu.

A China está investindo mais de 20 milhões de dólares na construção de um Porto de Pesca Artesanal na Guiné-Bissau. "O investimento na construção de Infra-Estrutura de Pesca no país é muito importante, pois ajuda a desenvolver o setor e melhora as condições de trabalho", defende o Sr. Ministro Eng. Malam Sambú.


De seguida o Sr. Ministro das Pescas alerta que, no final do Mês de Junho deste Ano, todos os Navíos devem abastecer o mercado local.

"Eu já dei instruções a todos os armadores estrangeiros até 30 de Junho deste ano para começar a investir no setor", disse o Eng. Malam Sambú.

A China e a União Europeia são os principais parceiros da Guiné-Bissau no setor das pescas. "No entanto, devemos renegociar nosso acordo de pesca com a União Européia", afirmou Sambú.

Quanto à China, "Nossa cooperação é extremamente importante", concluiu o ministro das Pescas, Malam Sambú, que promete transformar o setor pesqueiro da República da Guiné- Bissau

Xinhua// Bacar Camara

Fonte: Joaquim Batista Correia

1 comentário:

  1. Seriait muito interessante manifestar em primeira mao, a preservação do sector em causa atraves de acquisiçao de meios adequados de fiscalização do sector em causa, equipar os observadores maritimos, dar condiçoes de vida e salarial para melhor prestarem servioços a bordo dos navios. O nosso sector maritimo tornou se de um campo de football sem controlo, cada qual aproveita, é lamentavel porque o quê que poderemos alegar a geração vindoura?

    A Guine Bissau dispoe de uma plataforma maritima muito rico que merecia muita atenção dos nossos governantes, mas em fim, o sector é abandonado estando a ser explorar por quem poder, razao pelo qual é necessario procurar os navios de fiscalização maritima, formar quadros para os efeitos, velar pela corte abusiva dos mangues ou seja tarafes, replantar os tarafes, tornar o sector mais produtivo e poder explorar melhor o mundo maritimo guineense. Se nao fosse esta, ficaremos num deserto maritimo e a geração vindoura nos julgara. Prestar atenção no sector maritimo nao é um crime mas sim um devere, se vejamos os navios que exploram o sector, provocam a poluição maritima atraves dos especes rejeitados pelos proprios navios, especes esses que podem servir para os nossos mercados nacionais, somente quem ja estive a bordo de qualquer navio que opera no nosso sector que pode falar. O porquê que nao podemos priorizar a preservação do mundo maritimo guineense? se calhar desde que a Guine Bissau, nunca este mundo maritimo ou seja o mar guineense foi encerrado pelo menos um mes ou tres meses, nunca, este procedimento deveria assim estar em cima da mesa para assim permitir que o sector seja mais aliviado e mais produtivo. O porquê nao retomar alguns acordos com os paises que ajudavam este pais, recordo do navios de fiscalização maritimas que nos foram doados pela antiga uniao sovietica e mais paises que podem assim ajuadar mesmo com contrapartida, mas com a nova tecnologia, podemos fiscalizar a nossa zona até ultima linha fronterisço,
    Se vejamos o sector nao beneficia os nativos desta terra uma vez que os marinheiros que devem ocupar os navios que exploram o sector sao condicionados em pagar 500.000 fcfa cfa a agente consignatario ou agenciadores, alguns funcionarios das instituições responsaveis do sector para assim poder ter acesso a embarcação violando assim a convençao n. 9 da OIT e demais leis internacionais sobre embarque dos marinheiros. Ainda estes sao vitimas de salarios inferiores a este imposta pela OIT, portanto a Guine bissau é membro da OIT. Os profissionais do sector sao privados ao embarque devido o alto graú de corrupção exagerada pelo que sao aproveitados os que nunca conhecem o mar para melhor subsairem, tomar dinheiro, fazer cedula maritimo e embarca-lo sem minimo conhecimento do sector ou do navio

    AI GUINE BISSAU, PEÇO AO SENHOR DEUS QUE AJUDE O NOSSO PRESIDENTE A PODER REPOR UM ESTADO DE DIREITO NESTE PAIS, TORNAR O RESPEITO NO SEIO DOS GUINEENSES, FAZER CADA QUEM DEDICAR SE EM PRIORIZAR O ESTADO, TRABALHAR PARA O ESTADO E BENEFICIAR DO SEU PROPRIO CALOR EM VEZ DE SACAR OU ROUBAR O QUE DE POVO

    AUE DEUS ABENÇOA ESTE FILHO DA GUINE BISSAU QUE SALVO O PAIS

    ResponderEliminar