quinta-feira, 11 de junho de 2020

Guiné-Bissau prepara-se para "os piores efeitos da pandemia"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabiam, disse hoje que o país está a preparar-se para "os piores efeitos da pandemia" e que precisa de apoio no setor da saúde, mas também para as consequências económicas.



Em entrevista à Lusa, Nuno Nabiam afirmou que a pandemia do novo coronavírus vai ter na Guiné-Bissau um custo económico "pesado e duradouro", que vai ameaçar o "progresso" e ampliar as desigualdades.

"Estamo-nos a preparar para os piores efeitos desta pandemia, mas precisamos de apoio na preparação para a crise de saúde e para as consequências económicas", sublinhou.

Questionado pela Lusa sobre os laços do seu Governo com os principais parceiros internacionais, o primeiro-ministro guineense disse estar "focado em aprimorar as relações" e que atinjam o "ponto ótimo".

"Herdei o Governo e deparei-me com a situação dos cofres do Estado depauperados pelo meu antecessor, portanto face a estas emergências latentes era crucial o apoio e amparo dos parceiros internacionais", disse Nuno Nabian.

Segundo o primeiro-ministro guineense, no início do seu mandato sentiu um "ligeiro constrangimento da comunidade internacional", talvez devido à "desconfiança".

Esse é um "facto que estamos gradualmente a superar graças à nossa forma de dirigir assente numa estratégia muito simples: gestão transparente e prestação de contas", afirmou.

Nuno Nabian afirmou também que gestão da pandemia do novo coronavírus foi gerida no "início apenas com meios e dinheiros do Estado".

O que, disse, terá "despertado na comunidade internacional a confiança que necessitavam".

"Hoje, o quadro que temos tanto a nível bilateral como multilateral é bem diferente de há dois meses, ou seja, efetivamente temos recebido apoio de alguns parceiros como o Banco Mundial por exemplo", salientou.

O primeiro-ministro guineense disse também que recebeu sem surpresa o relatório do Programa da ONU para o Desenvolvimento sobre o impacto sócioeconómico da pandemia no país e que avisa para a possibilidade de um aumento da pobreza e do colapso do sistema de saúde.

"Era previsível que o impacto da pandemia seria devastador a nível social e económico", afirmou.

Segundo o chefe do Governo, feito um esforço "incomensurável e apenas com recursos internos" para combater a pandemia e garantir a segurança alimentar.

"Adquirimos e estamos a distribuir a toda a nossa população, mais de 25 mil toneladas de arroz e 10 mil toneladas de açúcar. Esse esforço colossal representa para o Governo a certeza de que nenhum guineense irá passar fome ou deixará de ter uma alimentação adequada por força dos danos colaterais da pandemia", sublinhou.

Nuno Nabian disse também que estão a ser avaliadas medidas e ações a serem implementadas para "recuperar as finanças públicas, apoios e incentivos as empresas como forma de salvaguardar empregos e rendimentos" e recordou que o Estado já emprestou dinheiro aos bancos para capitalizar os operadores nacionais da campanha de caju.

A Guiné-Bissau regista quase 1.400 casos acumulados de covid-19 e 12 vítimas mortais, sendo o terceiro país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa com mais casos do novo coronavírus, a seguir ao Brasil e a Portugal.

Em África, há 5.678 mortos confirmados e mais de 209 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a seguir à Guiné-Bissau está a Guiné Equatorial (1.306 casos e 12 mortos), que não atualiza os dados há quase duas semanas, Cabo Verde (616 casos e cinco mortes), São Tomé e Príncipe (632 casos e 12 mortos), Moçambique (472 casos e dois mortos) e Angola (113 infetados e quatro mortos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados (mais de 772 mil, atrás dos Estados Unidos) e o terceiro de mortos (39.680, depois de Estados Unidos e Reino Unido).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 416 mil mortos e infetou mais de 7,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

In Lusa

12 comentários:

  1. Não. "A Guiné-Bissau se prepara para os efeitos do meu ato de USURPAÇÃO E LADRA DO PODER DO POVO;à MODA de ", é que devia dizer. E, é o que corresponderia é corresponde a verdade "seko kan". "LALA QUEMA KAU DI SUKUNDI Keia", neste nosso atual REGIME DO ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO. Mesmo as imbecilidades de pancadarias para aterrorizar e assim amedrontar os cidadãos, tendo já abraçado à 100% este regim, não pode e nunca vai poder travar nada de tudo. Portanto, Nho Nuno Usurpador Ladrão do Poder do Povo é muito melhor dizer a verdade e ir-se embora.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Versão corrigida.

      Não. "A Guiné-Bissau se prepara para os efeitos do meu ato de USURPAÇÃO E LADRA DO PODER DO POVO; À MODA DE ", é que devia dizer.

      Porque é o que corresponderia e que corresponde a verdade "SEKO KAN". "LALA QUEMA KAU DI SUKUNDI KEIA; Y KABA!", neste nosso atual REGIME DO ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO.

      Para dizer, mesmo as imbecilidades de pancadarias para aterrorizar e assim amedrontar os cidadãos, tendo já abraçados à 100% este regime, não pode e nunca vai poder travar nada de tudo.

      Portanto, Nho Nuno Usurpador Ladrão do Poder do Povo, é muito melhor dizer a verdade e ir-se embora. Ainda há tempo.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  2. O senhor Abdulai Keita vulgo A. Keita deve ter moral e deixar de ofender pessoas com mais dignidade de que você na sociedade guineense, porque você é sociólogo destrambelhado, pois um administrador falso do PAIGC que nunca fez algo positivo para esse povo, a não ser fustigou quarenta e sete anos este povo guineense digno.

    Na verdade, o senhor A. Keita é pessoa paradoxal que fala da paz e concórdia nacional, pois utiliza a linguagem insultuosa nas suas publicações.

    Doa a quem doer, mas positivamente "Usurpadores e Ladrões do poder" vão continuar na leme da governação, porque os imbecis do PAIGC mostraram incompetência em gerir coisa pública ao longo de muitos anos, só enriqueceram os filhos e comadres.

    Depois de golpe de estado contra Dr. Koumbá Yalá, o governo que se formou em seguida, o PAIGC participou naquele governo. Agora, o senhor A. Keita responde as seguintes perguntas:
    1- Na altura, o PAIGC não conhecia a democracia?
    2- Na altura, os dirigentes do PAIGC não eram "Usurpadores e Ladrões do poder"?
    3- Será que,na altura não havia o " império das Leis" na Guiné-Bissau?
    Oh!!! senhor A. Keita, não deixe a sua tontaria ser incomensurável até ao ponto de desaprender.
    Ah Deus! Kadera kinti cu PAIGC i cu alguns juízes di STJ di Guiné-Bissau, pabia ê cansanu tchiu na és terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Senhor “Nú Matchu” tentei explicar-lhe muita coisa no meu “post” do dia 9 de junho de 2020 às 21:21 neste mesmo espaço. Mas parece que não o leu nada.

      Porque senão, não ia vir com esta mesma linguagem de palavrões de novo. Proferidos neste seu presente “post”.

      Bom, supondo que se deve tratar no seu caso, talvez, talvez, de um conterrâneo, cuja VONTADE E INTENSÃO de participação em debates sérios do género cá sempre por mim proposto; VONTADE E INTENSÃO essas, podendo ainda serem formatadas para o bom sentido; para o SENTIDO DE CIVILIDADE (respeito reciproco, respeito das normas de boa conduta cívica, respeito de boa moralidade na realização de debates sérios democráticos, etc.), em vez de, no SENTIDO DESTE SEU ESTILO (cito: „Ah Deus! Kadera kinti cu PAIGC i cu alguns juízes di STJ di Guiné-Bissau“; fim da citação; jogando o “matchu” procurador sempre, de briga, rixa, desordem, barulho, e tudo mais…). Isso para que? O que é isso? O que lhe vale e em geral?

      Por isso concluo. O Senhor não leu aquele meu “post”. Porque se você tem algo de bem no corpo e coração, se você é e/ou, pode ainda virar uma pessoa de bem; se leu aquele meu “post”, então não ia voltar proferir num lugar público como esse, o género desta sua conversa antes citada.

      Por isso, rogo-lhe mais uma vez, de ir ler aquele meu “post” do dia 9 de junho de 2020 às 21:21.

      Eis o texto de seguida.

      Senhor "Nú Matchu" (se é esse seu nome verdadeiro), atrás do "A. Keita", o designativo com o qual assino todos os meus "post's" na blogosfera, está Abdulai Keita. Meu nome completo. Posso ser diretamente contatado via correio eletrónico através desse endereço: abikeita@yahoo.fr com o indicativo “debate democrático sério” no "objeto". Quem fizer isso, faculto-lhe habitualmente o meu número do telemóvel (WhatsApp) para, até debates diretos (contraditórios ou não), “tête à tête”.

      Em relação aos meus trabalhos mais elaborados, publicados (2015 – 2020), centrados nos “ESTUDOS DE RELAÇÕES DE PODER” no quadro do exercício democrático, nos Regimes do Estado de Direito Democrático (sociologia política), enfoque: África Ocidental (Guiné-Bissau), podem ser acessados no blog "Página Global" (https://paginaglobal.blogspot.com/search/); opção: no fim da página, clicar no “Ver a versão da Web”, depois, percorrer nas rúbricas de destaque, no canto direito até ao capítulo “opinião”. Clicar aí sobre o nome “Abdulai Keita”, terá acesso a esses meus antes indicados trabalhos.

      Tudo para dizer-lhe Sr. “Nú Matchu” que não venho cá para brincadeiras, divertimento, claques, nem para os desabafos. Venho é, para debates sérios. Com propósitos e argumentos bem refletidos. E não do género, por exemplo este aí exprimido no seu “post” de cá acima de, entre outros, cito: “governação não será devolvido ao PAIGC, porque o povo já está cansado de tanto teatro do PAIGC…”.

      Quem é que ordena ou já ordenou essa “diretiva”? Você mesmo? Ou quem? Baseado na qual diretiva normativa do nosso sistema de ordenamento jurídico? Nos quais resultados de atos votivos?

      Pois, dos 6 atos votivos tendo tido lugar aqui na República da Guiné-Bissau nos últimos 26 anos, o PAIGC venceu 5. 3 com uma maioria absoluta confortável (62; 67; 57 Deputados) e 2, essas, com uma maioria relativa, mas também confortáveis (45 e 47 Deputados).
      Leia você mesmo! Qual é a mensagem do soberano partindo destes dados? Pelo menos, que este Partido é da sua confiança. É a leitura e constatação dos factos. Se estes dados estatísticos tivessem portados sobre o RGB/MB ou FLING etc. Eu faria a mesma leitura. Pois, isso é que é a leitura factual. Essa sua leitura aí, é pura fantasia; simples coisa desejada, desprovida de qualquer fundamento factual. Boa noite.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  3. O senhor Abdulai Keita, até agora não respondeu os meus três questionários em cima lançados ao senhor.
    Eu, sempre que dou a minha opinião nesse espaço, faço-a com muita responsabilidade, pensando em algo que possa ajudar o meu querido país.
    A utilização daquela linguagem, prende-se com o facto de PAIGC sequestrou o país há muitos anos e está a querer outra vez, continuar com esse mesmo comportamento revestido do ódio.
    O senhor A. Keita, houve a sua publicação no blog.conosaba em que você afirmou ou confessou que era, é e continuará a ser paigcista. Naquele dia, eu fiquei satisfeito consigo, porque entendi que é útil o seu confesso, em vez de estar a fazer hipocrisia de defender o princípio do império de leis que nunca o PAIGC sabe pôr na prática.
    A Guiné-Bissau sofreu vários golpes de estado, alguns feitos ou apoiados pelo PAIGC, como bpor ex.: assassinato do presidente da república General João Bernardo Vieira, que até hoje os lacaios do PAIGC estão a supor culpar ao Cadogo.
    O senhor A. Keita, mesmo sendo do PAIGC não se deixe ser arrastado pela linguagem inadequada, em que você costuma insultar altas figuras deste regime, porque estas são os seus dirigentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe Ilustre conterrâneo, é preciso saber bem em que estamos. Este espaço é para discutir assuntos levantados sempre pelos artigos em tela. Por isso, eu muita das vezes não ligo às conversas fora de cada quadro concreto ditado pelo artigo em tela. E eu discuto em casos assim, de facto, assuntos sobre a mesa e não à toa?

      Leia bem este artigo aqui em tela, intitulado, "Guiné-Bissau prepara-se para 'os piores efeitos da pandemia'". De início ao fim. Encontrou lá assuntos ligados ao Golpe de Estado do 14 de Setembro contra Dr. Kumba e tudo mais neste sentido? Não, nada. Por isso, não liguei às suas três perguntas. Porque para mim, é questão do princípio, quem vem aí com assunto qualquer à toa, par discutir à toa, não me mito na sua via.

      Aliás, por isso lhe convidei a um debate "tête à tête" num outro quadro. Mas não respondeu.

      E depois, para além de que o Senhor faz desabafos e mais desabafos; alegações e mais alegações nos seus "post's", sem se fundar, nem numa lógica, nem numa documentação literária do domínio das ciências em causa, e muito menos em critérios e factos nenhuns do terreno; não pauta pelos debates sérios. Bom, pode ser que para si, dizer que, lhe cito: „Ah Deus! Kadera kinti cu PAIGC i cu alguns juízes di STJ di Guiné-Bissau“; fim da citação; é debate sério. Para mim não, isso é simples injúria, sem sentido e razão nenhuns. É mesmo, chegar e injuriar porque se aprendeu e se sabe injuriar. Debates assim não valem a pena. Não contribuem para nada. E por isso não são para mim.

      Porque sabe, a sociologia, a sociologia política, as ciências políticas, são como as ciências da medicina. Também nestas dominam a mesma máxima.

      "QUANDO NÃO SE CONSEGUE, POR UMA ANÁLISE CORRETA, IDENTIFICAR, COM DEVIDA PRECISÃO, LÁ, ONDE SE SITUA UM PROBLEMA, IR-SE-Á SEMPRE FALHAR AS BOAS SOLUÇÕES PARA A SUA RESOLUÇÃO EFICAZ, DURADOURA E SENÃO MESMO, DEFINITIVA". Quem sabe e respeita isso, não entra nas brincadeiras aí de claques, desabafos e tudo mais.

      Para dizer no fim, que eu nunca publiquei nada no blogue "Conosaba", nem artigo e nem "post's". Houve minhas várias tentativas, mas nunca tive sorte de lá publicar nada.

      Mas senão, militante do PAIGC, sim sou. Militante de convicção e muito engajado, à 100% sem rodeios de longos anos. E, sou cidadão bissau-guineense igualmente à 100%; neste quadro, um intelectual engajado e agarrado à 100% a ética profissional e princípios deontológicos da minha profissão, sociólogo e pesquisador independente, com foco nestes tempos em várias temáticas da sociologia e sociologia política (“ESTUDOS DE RELAÇÕES DE PODER”), à 100%. Boa noite.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  4. O senhor A. Keita deve ser sério e responsável naquilo faz e diz, porque o artigo aqui publicado não fala nada de Usurpadores e Ladrões do poder do povo. Mas aqui, o meu e o teu primeiro ministro está a chamar atenção que o momento em que estamos a entrar, está a chover, pode ser prejudicial para as populações em geral e, também o nosso primeiro ministro está demonstrar que o governo está fazer diligências para estancar os possíveis efeitos exponencial de covid-19 nessa época chuvosa.
    O senhor A. Keita ao dar o seu primeiro comentário, logo você falou de usurpadores e ladrões do poder, mas aquilo não está no artigo, por isso, eu lancei aquelas três perguntas ao senhor, pois está a fugir de respondê-las, porque as suas respostas estão contra a sua pretensão e os seus comentários falhados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nú. Matchu, poupe o seu fôlego este A.Keita é um covarde ele pensa que pode insultar todos e ao mesmo se sente uma donzela ofendida com estes papos furados de moralidade que não tem.
      Ele deixou de merecer a minha atenção porque é um fanático e como não existe cura para os fanáticos então decidi ignorar tudo que ele diz.

      Mais fácil acordar quem realmente está a dormir do que acordar quem finge dormir.

      Eliminar
    2. Sabem minha gente, eu sou de princípios e muito legalista de carne, osso e alma. Nunca considerarei ninguém que não respeita as nossas Leis da República, meu líder. Seja quem for que seja.

      Dito em termos “tchonalmente” (falando à maneira de saudoso LALAU; paz ku sossegu pa si Alma-Bom): “o pai de uma Morança está vivo. Alguém chega, força por via das armas, os portões, as portas dos quartos, das bembas e, toma a conta de tudo, inclusive as Mães. E esse alguém se põe a exigir a todos os filhos da morança atingida, de lhe tratarem do papá. Os meninos, deverão acatar ou não esta exigência? Nunca! A não ser que sejam desprovidos de um mínimo de dignidade.”

      Bom meus Ilustres conterrâneos, dito, entendendo e interiorizando este princípio, talvez passarão a compreender o que segue.

      Podem palavrear como quiserem. Eu disse que não utilizo nenhum conceito que não tenha facto que retrata. E, quem quiser engajar por causa disso um dia, uma batalha jurídica para comigo, saberei demonstrar-lhe, tintim por tintim, a base legal de tudo.

      Portanto, não sou de uso de palavrões injuriosos ou de desabafos sem nexos nenhuns em relação às situações concretas, contextos e casos. Cada conceito utilizado por mim descreve e fornece o retrato de uma atitude e comportamento concretos se tendo manifestado aquando do cumprimento de um conjunto ou de um ato por um ator (por ex. Sissoco; Nuno Nabiam) ou grupo de atores (por ex. sua gente).

      Eis por exemplo, a caraterização factual da pessoa do cidadão Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo, pelos atos cometidos, sobretudo, a partir do dia 27.02.2020.

      Sobre sua designação. Se chama NHO-MARALENS SISSOCO segundo a imagem que ele mesmo faz e dá à aparência da sua pessoa.

      E o resto, nada de injurias contra ele. Ninguém lhe injuria, pelo que segue. Que é só e só verdades baseadas nos factos, a saber:

      Em primeiro lugar, o doravante, para mim, NHO-MARALENS SISSOCO (Umaro) é, já à partida (e isso não é nenhuma injuria mas sim pura verdade), um MENTIROSO DESCARADO. Porque afirma ter diplomas de formação técnico-profissional que não tem. Um jornal publicou artigo com esta nova, que ele nunca soube desmentir com factos credíveis.
      Em segundo lugar, é um AMORAL que parece não ter a mínima noção dos princípios do ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO. Insulta, por ex. membros do STJ sem mais e nem menos.

      Em terceiro lugar, é um DELINQUENTE POLÍTICO que não respeita as Instituições Judiciais, as Leis da República da Guiné-Bissau e as Decisões dos Tribunais. Exemplo, marimbou na Decisão do Acórdão N° 1/2020 do dia 11.01.2020 do STJ e outras três subsequentes.

      Em quarto lugar, é um IMPOSTOR NATO, um GOLPISTA e um USURPADOR = LADRÃO DOS PODERES DA REPÚBLICA porque foi empossado sem o respeito de nenhuma Lei e regra procedimental nesta matéria. Inaugurando ele e o Nhu Nuno Nabiam seu sistema, por mim designado de “n’possan-n’possau”.

      E, enfim, em quinto lugar e numa só palavra, novamente, em termos de terra-à-terra, o Nho-Maralens Sissoco, reunindo todos estes carateres não pode ser outra criatura de ponto de vista política num país democrático, senão um GADJOFO DO INFERNO (termo emprestado ao nosso conterrâneo “Livestreamer” Feliciano Pinto; porque sendo um termo neste caso, bem acertado). Um MALCRIADO IRRESPONSÁVEL POLÍTICO. Por ex. por ter declarado, como se tudo narrado aqui não bastasse, que se pode numa situação política de contencioso eleitoral, em processo de julgamento devido, e que ia provocar e fazer guerra no nosso país, se não for empossado o PR. Fazer guerra neste nosso país do POVO BOM.

      Eis os conceitos que utilizo quando necessário, segundo temas em debate e situações e os factos que justificam este meu gesto. Tudo sendo a caraterização factual da pessoa deste cidadão que vocês, meus caros conterrâneos consideram de “altos responsáveis” do país. E, quando assim aplicados a um ou outro dos gajos, tendo agido ou continuando agir no sentido dos factos aqui descritos, que não quer ouvir isso, que vá para o INFERNO.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar