quinta-feira, 30 de abril de 2020

Presidente de Madagascar apoia bebida à base de plantas para combater COVID-19

Enquanto a bebida orgânica é vendida como bolos quentes em Madagascar, a OMS alerta contra a automedicação


Felix Tih e Sandra Rabearisoa |29.04.2020

ANKARA / ANTANANARIVO, Madagascar 

Dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, sugerir o uso de desinfetante para combater a pandemia de COVID-19 ou coronavírus, o presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, recomendou uma mistura orgânica para curar os pacientes infectados.

Sua alegação de que a mistura denominada Covid Organics (CVO) - uma forma de chá de ervas - está curando pacientes com COVID-19 dividiu a opinião pública no país insular, a cerca de 400 quilômetros da costa leste da África.

No Twitter, Rajoelina pediu que as pessoas acreditassem na capacidade do país. Ele disse que todos os lucros acumulados com a venda de mistura serão desviados para o Instituto Malagasy de Pesquisa Aplicada (MIAR).



"Todos os ensaios e testes foram realizados e sua eficácia foi fornecida na redução e eliminação dos sintomas de pacientes com COVID-19 em Madagascar", disse Africanews, um serviço de mídia multilíngue, segundo o presidente.

Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um comunicado alertou contra qualquer automedicação e disse que não recomendou nenhum medicamento como cura para o COVID-19.

Não obstante, o alerta da OMS, um grande número de malgaxes está migrando para os pontos de distribuição gratuitos, enquanto outros ainda expressam ceticismo. O presidente determinou que a bebida será distribuída gratuitamente aos mais vulneráveis ​​e vendida a preços muito baixos a outros.

Na semana passada, até soldados estão indo de porta em porta distribuindo a CVO.

“Prefiro consumir este chá de ervas para me manter saudável. Além disso, tenho o hábito de beber infusões tradicionais desde a minha infância ", disse Josette, uma mulher de 60 anos que vive no bairro de Tsimbazaza, no Antananarivo, à Agência Anadolu.

Supermercados e farmácias na capital de Madagascar, Antananarivo, estão escondendo suas prateleiras com a CVO. Mas ele desaparece das prateleiras assim que chega.

"Queríamos comprar o produto. Quando íamos fazer compras em um supermercado, as garrafas estavam esgotadas", diz Judith, mãe de uma criança. Mesmo que ela não esteja doente ou infectada, ela quer manter a garrafa.

A planta possui poção anti-malária

A Academia Nacional de Medicina de Madagascar (ANAMEM) disse que tomou conhecimento das virtudes medicinais da mistura. A Academia sugeriu a criação de um sistema para monitorar as pessoas que consumiram este chá de ervas.

A Academia disse que não se opõe ao uso da CVO e a deixou a critério das pessoas, sujeitas a cumprir a dose indicada, especialmente para crianças.



Rakoto Fanomezantsoa, ​​médico militar e diretor-geral do hospital de Soavinandriana, em Antananarivo, disse que um dos componentes da CVO fortalece o sistema imunológico e elimina vírus.

Conhecida sob o nome científico de Artemesia Annua, a planta de origem chinesa foi importada pela primeira vez em Madagascar na década de 1970 para tratar a malária.

Os primeiros testes de plantio em larga escala foram realizados na região de Alaotra Mangoro, mas agora as operações industriais estão concentradas nas regiões Itasy, Vakinankaratra, Amoron'i Mania e Matsiatra Ambony.

Até agora, o produto é distribuído apenas em três regiões, Analamanga, Haute Matsiatra e Atsinanana, que registraram vários casos de Coronavírus desde 19 de março.

Até agora, Madagascar tem 128 casos confirmados de COVID-19, sem mortes e 82 recuperações, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, com sede nos EUA.

Países africanos mostraram interesse 

Segundo informações da Presidência da República de Madagascar, três países africanos, Senegal, República Democrática do Congo e Guiné-Bissau, solicite detalhes sobre uma CVO. 

O presidente do Senegal, Macky Sall, ordenou o remédio depois de entrar em contato com seu colega de Madagascar, segundo a mídia local senegalesa. 

Existem mais de 33.566 casos de coronavírus, 1.469 mortes e 10.152 recuperações registradas em 52 dos 54 países africanos, de acordo com os Centros de África para Controle e Prevenção de Doenças.

https://www.aa.com.tr/en/africa/madagascars-president-endorses-herbal-drink-to-combat-covid-19/1822383

aa.com.tr

Leia Também: 

Madagascar's president endorses herbal drink to combat COVID-19

Sem comentários:

Enviar um comentário