quinta-feira, 30 de abril de 2020

RTP África e RDP sem emissão na Guiné-Bissau desde terça-feira


As emissões da RTP África e RDP na Guiné-Bissau estão sem sinal desde terça-feira ao final do dia, disseram hoje à Lusa vários cidadãos guineenses.

Contactados pela Lusa, a direção de Informação da RTP e o Governo de Nuno Nabian, nomeado pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, não quiseram esclarecer as razões para que o sinal não estivesse a ser emitido.

Em julho de 2017, as emissões da RTP África e da RDP foram suspensas, na sequência da denúncia do acordo de cooperação no âmbito da comunicação social pelo Governo guineense, na altura liderado por Umaro Sissoco Embaló.

As emissões voltaram a reabrir em novembro do mesmo ano.

O sinal da rádio e da televisão portuguesa, que na Guiné-Bissau é aberto, é distribuído localmente através da rede nacional de emissores.

MSE // PJA



8 comentários:

  1. Têm que explicar as razões verdadeiras deste novo ato/ocorrência de "suspensão". Para se esclarecer tudo aos auditores/telespetadores do que está a passar. É um "Muss"! A liberdade de imprensa e transparência faz parte dos valores e princípios sagrados fundamentais dos Regimes do Estado de Direito Democrático.

    Mas nada de surpresa, se as razões forem pura e simplesmente impulsados pela razão da força e não pela força da razão. Porque, é como se diz no nosso bom kriol: "fiu manhã ditandadu na bargafon, nunka y durmi lá pa tchiu tempu".

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. Errata: "impulsadas" se quis dizer no segunto parágrafo, primeira linha; e não "impulsados". Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr.A.Keita, não seria melhor esperar a explicação da própria RTP/RDP explicar as razões ao invés de julgar e ou caluniar sem provas?

      não se deixe guiar pelo ódio ou inveja, tudo o que temos ou somos à em parte a mão do todo poderoso"deus"

      Eliminar
    2. Releia o texto! E fale sobre o que está escrito e não do pré-fabricado com que vinha na cabeça.

      Porque repare. Pedi explicação às duas partes e, depois, no segundo parágrafo está um "se". Tente mais uma vez, reler operando com estes elementos. Espero que assim desemboque numa leitura corresponde à realidade exposta.

      Ilustre Sr. Có, vai aí mais esse meu pedido, já n-vezes dirigidos a si. Não se entra à toa em discuções públicas. Não. É um princípio. Aprenda e entenda isso. Precisamos ser mais construtivos nessa nossa Guiné-Bissau de bom-bardadi. Obrigado.

      Eliminar
    3. A toa? A toa é esta sua suposição caluniosa de tentar a todo o custo denegrir a imagem do governo.
      Precisamos ser mais construtivos, não me faça rir, o senhor nunca foi construtivo as suas análises tendenciosos de um seguidor fanatico e os seus insultos dirigidos a mais alta figura do país é ser construtivo?

      Por favor senhor A.Keita não me tente calar com esta sua filosofia barata.

      Cordialmente.

      Eliminar
    4. O assunto a comentar à luz do artigo aqui em pauta, Ilustre Sr. Có, é as RAZÕES DA SUSPENSÃO DAS EMISSÕES da RTP/RDP na Guiné-Bissau. Qual é sua opinião acerca e/ou como comenta este acontecimento? Eis o assunto.

      A sua ideia pré-fabricada de defender a IMAGEM BOA do atual regime imposto, manu malitari, a nossa sociedade neste momento, nas claras, é seu problema.

      Agora, logo que o senhor nada mais faz, do que a manifestação pública desta sua ideia fixa, em todos os lugares, circunstâncias, contextos e em relação a qualquer assunto, então está-se é intervir à toa. Eu não quero e nem vou lhe seguir nesta via. Obrigado.

      Eliminar
  3. O senhor A. Keita, um velho que usa os óculos brancos, boca vermelha e bigode de cabelos brancos. Esses tipos de homens são sempre mentirosos pela natureza.
    A RTP e RDP são bem fechadas, porque divulgam as informações que não correspondem à realizada, favorecendo só o PAIGC e alguns seus bajuladores como A. Keita, não ao povo guineense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GENTE FORA DA CADEIA DE REFLEXÃO E DEBATES DEMOCRÁTICOS SÉRIOS

      ELO UM (da cadeia), um ou outro articulista escreve seu artigo, em muitos casos, após um aturado trabalho reflexão procedida num ou outro sentido.

      ELO DOIS, um editor deixa em cada caso do artigo editado, um espaço aos comentaristas para assim se ter um debate democrático frutuoso (mesmo se contraditório), centrado nos assuntos abordados pelos articulistas.

      ELO TRÊS, seguem os comentadores com seus propósitos centrados nos assuntos ora colocados em destaque nos artigos em pauta. E assim, se enriquece o debate geral democrático, a fim de fazer avançar à procura de boas soluções aos problemas da sociedade. Fim da cadeia.

      Mas ora, o fim não. Segundo a lógica e o modo de agir dos nossos cá conhecidos dois conterrâneos Senhores "Có" e "Unknown", a cadeia continua. Com os VAZIADORES DOS COMENTADORES OU DE ARTICULISTAS. Com o único fim de sempre atacá-los com palavrões injuriosos e tudo mais. Os seus comentários, reduz-se sempre apenas em injúrias, sobretudo dos COMENTARISTAS, e, aqui e acolá, dos ARTICULISTAS. E de vez em quando, louvores (viva, viva, viva…) de exaltação aos ARTICULISTAS que consideram GENTE DO SEU CLUBE.

      “Seu clube”? Sim! Pois, esses dois Senhores estão aí sempre e apenas a jogar unicamente esse rol neste espaço. E nem notam que estão a fazer pouco deles mesmos. VIGIADORES virados a "atacar" quem crítica alguém do agrupamento político que consideram ser GENTE DO SEU "CLUBE".

      Função inglória, meus Ilustres e caros conterrâneos Senhores “Có” e “Unknown”. Eu não me revê nisso nada; e não vou e nunca irei nem na vossa lógica e tão pouco na vossa água. ESTÃO FORA DA CADEIA DE REFLEXÃO E DEBATES DEMOCRÁTICOS SÉRIOS.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar