quinta-feira, 30 de abril de 2020

O Presidente do Parlamento Cipriano Cassama foi recebido pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embalo



RadioBantaba

Leia Também: 

Parlamento da Guiné-Bissau quer resgate da soberania e fim de desentendimentos políticos

O presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, afirmou hoje que a Guiné-Bissau deve resgatar a sua soberania e permitir que os políticos do país acabem com o ciclo de desentendimento em que vivem "há muitos anos".

Cipriano Cassamá falava no final de um encontro com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, para analisar a situação política da Guiné-Bissau e o recente comunicado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise no país.

"Analisamos o comunicado da CEDEAO e pensamos que é importante resgatar a nossa soberania e permitir que os atores políticos saiam deste ciclo de desentendimento em que vivemos há muitos anos", disse Cipriano Cassamá.

O presidente do parlamento revelou que, no encontro com o chefe de Estado, também concluíram que as "relações devem ser recíprocas para a estabilidade e desenvolvimento".

"Também falámos sobre o parlamento e concluímos que vamos aguardar até ao fim das consultas e depois convocarei os órgãos competentes", afirmou Cipriano Cassamá, referindo-se à aprovação do programa do Governo de Nuno Nabian, nomeado primeiro-ministro pelo Presidente guineense, na sequência da sua tomada de posse.

Questionado sobre o comunicado da CEDEAO que indica querer a formação de um novo Governo até 22 de maio e que respeite os resultados das legislativas de 10 de março, Cipriano Cassamá respondeu que o "parlamento está a fazer o seu trabalho e há um comunicado da CEDEAO".

"Aguardemos que o Presidente da República termine as suas consultas e decidirá por direito", salientou.

A CEDEAO, que tem mediado a crise política na Guiné-Bissau, reconheceu Umaro Sissoco Embaló como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais do país e pediu a formação de um novo Governo até 22 de maio com base na Constituição e nos resultados das legislativas de março de 2019.

A União Europeia, União Africana, ONU, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Portugal elogiaram a decisão da organização sub-regional africana por ter resolvido o impasse que persistia no país, mas exortaram a que fossem executadas as recomendações da CEDEAO, sobretudo a de nomear um novo Governo respeitando o resultado das últimas legislativas.



3 comentários:

  1. O Cipriano Cassama é um velho que sabe dançar todas as músicas que existem nesse planeta terra.
    Velho, por favor tenha cara de vergonha!
    Como é que um presidente como Cipriano aceita audiência com o presidente do mesmo país Umaro S. Embaló.
    Velho Cipriano, tenha outra vez cara de vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Um político vassilante guiado por Domingos.

    ResponderEliminar
  3. Ele está entre espada e parede. O CÍPRIAS JÁ COMPRENDEU O JOGO DO PUTO DE BISSSO BEDJU E SABE QUE IRÁ A CADEIA CASO PERCA A PRESIDÊNCIA DO PARLAMENTO

    ResponderEliminar