domingo, 5 de janeiro de 2020

Sente comichão no ânus? Quatro causas possíveis

Sim, é um problema embaraçoso – no entanto, é real.


"Acomichão pode ocorrer dentro do ânus ou da pele perianal (que circunda a abertura anal), e essas áreas podem ser afetadas por uma série de problemas diferentes", esclarece a gastroenterologista Samantha Nazareth em declarações à revista norte-americana Women’s Health.

Eis algumas razões que explicam o que poderá ser esse incómodo.

1. Não se está a limpar corretamente

Nazareth questiona sempre os seus pacientes acerca dos seus hábitos de higiene na casa-de-banho. É agressivo? Não se sente limpo a menos que use toalhitas? “Muitos de nós limpamo-nos com papel higiénico e depois utilizamos ainda toalhitas”, conta. Essas práticas são propícias a causar irritação.

Por outro lado, pode não estar limpando o suficiente. “Restos de fezes na área anal, juntamente com a humidade extra, também são uma receita para irritação”, acrescenta.

2. Sofre de hemorroidas

Hemorróidas são vasos sanguíneos inchados e inflamados ao redor do ânus ou no reto inferior, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK). Normalmente, as externas – aquelas que se formam sob a pele e ao redor do ânus – são a causa da comichão, versus as hemorroidas internas, que se formam no revestimento do ânus e do reto inferior.

A obstipação é muitas vezes a causa das hemorroidas. “Contudo, nem todo as pessoas que têm hemorroidas sentem comichão”, aponta especialista. Nazareth aconselha comer alimentos ricos em fibra que favoreçam o bom funcionamento do intestino.

3. Pode ter lombrigas

As lombrigas são pequenos parasitas que podem viver no seu cólon e reto, de acordo com a U.S. National Library of Medicine (NLM). Estes organismos espalham-se pela via fecal-oral direta ou indiretamente, através de roupa contaminada, roupa de cama, comida, etc.

Trata-se de um tipo de infeção mais comum em crianças e muitas pessoas infetadas não apresentam sintomas. Se tiver sintomas, são mais comummente comichão anal (ou vaginal) intensa que pode interferir no dia a dia. Para ser diagnosticado “deve ser examinado por um médico através de uma amostra de fezes”, diz a médica. Quanto ao tratamento, infeções leves podem desaparecer por conta própria, mas às vezes é necessário tomar medicação, de acordo com o NLM.

4. Infeção por fungos

“Acontece com maior frequência quando o tempo está muito quente e húmido”, explica Nazareth. Isso porque permite que um fungo chamado candida (o nome científico da levedura) cresça mais rapidamente do que o normal, segundo o NLM. Acrescente por exemplo a prática de desporto à mistura e está criado um ambiente extremamente propicio para o aparecimento de uma infeção por fungos. Como tal deve despir assim que possa o vestuário transpirado e tomar banho após o treino. Se já tem uma infeção por fungos que lhe está a causar comichão no ânus, Nazareth sugere que opte por aplicar uma pomada antifúngica ou usar roupas folgadas em casa. “Idealmente, não use roupa interior e escolha calças largas para deixar as coisas ‘saírem naturalmente’”.

NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.