Por Bissau Última-Hora
Aqui está a pergunta que não se cala dos gentius: onde está a CEDEAO? Onde está a organização sub-regional, que alega ter mandato de união africana e das nações unidas para aplicar sancões a todos os políticos que, no exercício das funções, foram considerados pertubadores do processo político, visando assim pôr em causa a tão falada e almejada estabilidade socio-política?
De certeza que todos ainda se lembram da chamada de atenção da Oposição em relação à gigantesca fraude no Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), antes, durante e depois da conclusão do processo de recenseamento.
Também, ainda se lembram do clamor da Oposição sobre a imperativa necessidade de se proceder ao recenseamento de raiz. Também na altura, falou-se da atualização, caso não fosse possível o recenseamento de raiz.
Também, meus caros compatriotas, ainda se lembram da chamada de atenção da Oposição, sobre a imperativa necessidade do adiamento das eleições, permitindo assim análise e consequente execução da proposta do memorando de entendimento sugerido pela Oposição.
Todas estas e demais chamadas de atenção da Oposição foram, não só ignoradas, como também todos estes cidadãos amantes da paz e preocupados com a tão almejada e esperada estabilidade política da Guiné, foram chamados de perturbadores, gentios, confusionistas, oportunistas, etc...; todos os adjetivos foram empregues para qualificar estes cidadãos que sentiram e sentem profundamente o problema da Guiné-Bissau e do seu povo sofredor.
O Governo e GTAPE, por e simplesmente, ignoraram todas as preocupações apresentadas pela Oposição, fazendo e desfazendo, como se a Guiné-Bissau fosse suas propriedades privada. Tudo sob o olhar da Assembleia Nacional Popular e da Comunidade Internacional.
Como se tudo isto não bastasse, infelizmente, a CEDEAO foi instrumentalizada e, com um desconhecimento total da realidade factual no terreno, foi ameaçando estes obreiros de paz com sanções de todo tipo, com interpretações forjadas e distorcidas do PROTOCOLO ADICIONAL DA CEDEAO SOBRE A DEMOCRACIA E BOA GOVERNAÇÃO.
PERGUNTA-SE AGORA À CEDEAO:
1. Onde está aquele cronograma que Vocês traçaram e que deve ser cumprido na íntegra, o mais tardar, até Fevereiro de 2020?
2. Quando é que vão aplicar sanções aos que estão a perturbar este processo eleitoral?
3. Já não estão com a pressa de irem embora da Guiné-Bissau?
4. A Guiné-Bissau já deixou de ser um fardo para CEDEAO?
5. Já não há obrigatoriedade de aceitação do resultado das eleições, que Vocês mesmo consideraram de livres, justas, transparentes, ordeiras e democráticas?
6. Onde é que querem nos levar? De certeza já sabem, quem são os verdadeiros oportunistas políticos e perturbadores da tão falada e almejada estabilidade política na Guiné-Bissau.
AGUARDA-SE PELA RESPOTA DESTAS E DEMAIS QUESTÕES DA PARTE DE CEDEAO.
Aos falantes de francês e inglês, queiram fazer tradução e republicarem, não precisam da minha anuência. //NELSON MOREIRA, Advogado,
Texto: Facebook//-Abel Djassi
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.