sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

UM DEBATE COM TRÊS PERDEDORES!

Por Carlos Sambu

Passou-se provas das nove, sobre o papel digamos de desequilíbrio nas abordagens jornalística no que tange as debates que deu início desde primeiro turno desse derradeiro eleição, cujo crioulo era menu escolhido e, de repente ouve mudança. Já agora, não sei se os oponentes foram avisados previamente que debate devia decorrer escrupulosamente em português? Aliás, vimos emaranhados num imbróglio da língua,um optava a falar crioulo ( língua escolhido no inicio de debate pelos organizadores, até chegar agora para mudar ) e, o outro escolheu português, porém, logo o cerne da debate ficou marcada pela simples detalhes e ninguém fala mais das mensagens deixado pelos candidatos, mesmo sendo elas em línguas diferentes!

Para claque do candidato de PAIGC, que para além de receber perguntas como xeque em branca, falando português no debate é sinónimo da vitória, infelizmente ainda permeia no pensamento de alguns, que falar português é virtude, ao passo que, saber falar fula, Mandinga, Balanta ou Papel é para gentios! E, por isso elegeu a língua portuguesa e o que disse ou deixou de dizer não tem importância só de falar português já é de bom tamanho, aliás, deve ser a mesmíssimo estratégia de sempre do DSP, mostrar que é inteligente, o mais bem preparado e para isso tem que falar português, esquivando do essencial para dar lugar a incursões “incornados” e, já o candidato de Madem-G15, que passou toda campanha, falando em crioulo é larga vezes em “fula” também, optou pela via de mensagem rápida e fácil, criando espaço para off-topic para fazer um frente a frente! E conseguiu deixar o DSP com 3 perguntas em brancas, entre os quais famosa casa em Portugal, do Simão Saborosa

Ora, é preciso compreender que, debate não é campanha (pode-se fazer campanha no debate) mas, sim um confronto de ideias e na tradição política é de praxe um corpo a corpo ou melhor, atacando conduta do adversário, é muito normal isso! O General conseguiu duas coisas: falar ao seu eleitorado e revelando muitos podres do adversário e, ele acantonado no seu português e com vontade de falar crioulo só que teme cair fora da estratégia de ser mais bem preparado por via de simplesmente ter fonética de português! E, ouve um debate mas com dois perdedores: DSP e dois jornalistas/moderadores

Por: Carlos Sambu

3 comentários:

  1. Quando escrevem, os nediocres apoiantes do USE esquecem-se de que estao a falar para as pessoas esclarecidas, e nao so para eles. So para ver: as debates ou os debates,isto logo no inicio da frase,pois terao que ter dificuldade em compreender o Estadista DSP, presidente da Republica da GB em 30/12/2019?!

    ResponderEliminar
  2. Um presidente da republica e o primeiro OFICIAL e deve falar e dominar a nossa lingua Oficial, o Portugues...DSP, os as criancas, os alunos e estudantes, todos dizem que vao aprender contigo e, todos gritam viva DSP! O portugues e a nossa LINGUA OFICIAL!

    ResponderEliminar