quarta-feira, 13 de novembro de 2019

CNE DIZ ESTAREM REUNIDAS CONDIÇÕES TÉCNICAS E FINANCEIRAS PARA O PROCESSO DE VOTAÇÃO NO DIA 24 DE NOVEMBRO

O Secretário Executivo Adjunto da Comissão Nacional das Eleições (CNE), Idriça Djaló, garantiu esta terça-feira, 12 de novembro de 2019, que estão reunidas todas as condições técnicas e financeiras para que o processo da votação possa realizar-se no dia 24 de novembro.

Idrissa Djaló deu essa garantia depois da visita de constatação do modelo de boletins com todos os representantes dos candidatos concorrentes às eleições presidenciais, efetuada a armazém de materiais da CNE em  Bissau.

No armazém da CNE estão  estocados novecentos e cinquenta e cinco (955) mil boletins de voto, seis mil e seiscentas(6.600) atas constituintes, seis mil e seiscentas (6.600) de apuramento, sessenta e quatro mil( 64) mil atas sínteses, seis mil e seiscentas (6.600) folhas de descarga de votos, seis mil e seiscentas (6.600) listas próprias de votantes, sessenta e quatro (64) mil minutas de protestos ou reclamações e seis mil e seiscentas (6.600) folhas de descarga dos votos obtidos por sexo.


Na sua curta declaração aos jornalistas, Idrissa Djaló  informou que brevemente será realizado trabalho de distribuição de boletins de voto para as comissões regionais de eleições, órgãos com  a missão  de organizar boletins, para permitir que os presidentes de Assembleias de votos( Mesa de Voto) possam levá-los para respectivos locais de votação e, consequentemente, conferi-los juntamente com os fiscais de cada candidato, antes de iniciar o processo de votação.

“Objetivo desta visita é fazer com que os representantes dos candidatos concorrentes às eleições presidenciais constatem “in louco” se na verdade o modelo de boletins aprovado nas suas presenças é o mesmo que foi impresso, tendo em conta as especulações e montagens feitas na internet. Aliás, depois das especulações muitas pessoas ficaram preocupadas, pensando que a montagem que viram nas redes sociais correspondem à verdade. Porém, os representantes constataram que não corresponde à verdade, porque o modelo que temos aqui é aquele que foi aprovado no plenário dos membros não permanentes da CNE”, informou.

Questionado pelo jornal O Democrata se foram corrigidas as falhas cometidas nas legislativas passadas, sobretudo no que diz respeito à troca de cadernos eleitorais nas mesas de voto, Idriça Djaló garantiu que quaisquer falhas verificadas num determinado processo são automaticamente remediadas na fase seguinte, para evitar que ocorram situações similares.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A    

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário