A corrente eléctrica deu sinais em outras zonas de Bissau mas depois de 30 minutos teve a queda e minutos depois voltou a estabilizar de novo por alguns minutos.
Esta manhã, uma fonte contactada pela RSM adiantou que os depósitos do gasóleo na central eléctrica de Bissau estão secos, “porque a empresa foi obrigada a parar os motores devido despacho nº 31/2018 do primeiro-ministro que proíbe qualquer utilização dos fundos públicos quer situados a nível dos ministérios e secretárias de Estado ou nas empresas de capital público”.
Sobre o assunto o gabinete de imprensa do primeiro-ministro nega as afirmações e adianta que a ESGB como qualquer instituição deve cumprir as deliberações do chefe do executivo mas caso precise deve enviar uma carta pedindo o desbloqueio da verba.
A fonte diz ainda que a direcção da empresa tem estado a envidar esforços no sentido de conseguir gasóleo que possa permitir a retoma do funcionamento das máquinas.
Algumas ruas e avenidas de Bissau são iluminadas pelos postes de luz gerada pela energia solar, mas as casas privadas e instituições públicas estão sem corrente eléctrica, desde a última sexta-feira.
Muito poucas casas são iluminadas pelas luzes dos geradores particulares.
Além da luz eléctrica da empresa pública o país também depara com falta de água potável que obriga os moradores de Bissau a irem buscar águas nos poços nas zonas em algumas localidades pelo menos em qualidade aceitável.
Rádio Sol Mansi
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.