© SAUL LOEB / AFP via Getty Images Por LUSA 19/02/2026
A sessão inaugural foi aberta pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, que anunciou que nove membros do Conselho prometeram um total de sete mil milhões de dólares (cerca de cinco mil milhões de euros) para ajuda à Faixa de Gaza, devastada pela guerra.
Entre os países membros do Conselho da Paz figuram Albânia, Argentina, Arménia, Azerbaijão, Bahrein, Bulgária, Camboja, Egito, El Salvador, Hungria, Indonésia, Israel, Jordânia, Cazaquistão, Kosovo, Kuwait, Mongólia, Marrocos, Paquistão, Paraguai, Qatar, Arábia Saudita, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão e Vietname.
Participaram como observadores Áustria, Croácia, Chipre, República Checa, UE, Finlândia, Alemanha, Grécia, Índia, Itália, Japão, México, Países Baixos, Noruega, Omã, Polónia, Coreia do Sul, Roménia, Eslováquia, Suíça, Tailândia e Reino Unido.
O Conselho da Paz foi criado no âmbito do plano apresentado por Trump para consolidar o cessar-fogo na Faixa de Gaza e apoiar a reconstrução do território, podendo vir a assumir um mandato mais amplo na mediação de conflitos internacionais.
Leia Também: EUA vão doar oito mil milhões de euros para Conselho da Paz
O presidente norte-americano anunciou hoje uma contribuição de 10 mil milhões de dólares (cerca de oito mil milhões de euros) para o Conselho da Paz, que tem como missão inicial apoiar a reconstrução de Gaza.


Sem comentários:
Enviar um comentário