Por: Assana Sambú JORNAL ODEMOCRATA 20/02/2026
O Conselho Nacional de Transição (CNT) elegeu, esta sexta‑feira, 20 de fevereiro de 2026, a juíza conselheira Carmem Isaura Lobo como nova presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A eleição teve lugar durante a reunião ordinária daquele órgão legislativo de Transição, criado pelo Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e da Ordem Pública.
Para a escolha, os conselheiros de transição receberam do Supremo Tribunal de Justiça dois nomes para apreciação: a juíza conselheira Carmem Isaura Lobo e o juiz conselheiro Pansau Tcharé.
Segundo apurou O Democrata, os conselheiros acabaram por eleger, por unanimidade, a juíza Carmem Isaura Lobo para o cargo de presidente da Comissão Nacional de Eleições.
De acordo com uma fonte do Conselho Nacional de Transição, os restantes membros do Secretariado Executivo da CNE deverão manter‑se em funções, passando a trabalhar com a nova presidente.
Importa recordar que N’Pabi Cabi, então secretário executivo da CNE, assumiu a presidência daquela instituição em 2020, na sequência da renúncia do juiz conselheiro Pedro Sambú, que se candidatou ao cargo de presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Sem comentários:
Enviar um comentário