Por Noticiasaominuto.com
Um novo estudo concluiu que os homens têm um maior risco de sofrer ataques cardíacos mais cedo do que as mulheres.
Os investigadores da Universidade de Northwestern descobriram que os homens começam a desenvolver doenças do foro cardíaco anos antes das mulheres, logo a partir dos 30 anos, segundo a Fox News.
O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association (JAHA), analisou dados de mais de 5 mil adultos, com idades entre 18 e 30 anos, desde os meados da década de 1980 até 2020, como parte da análise do projeto Coronary Artery Risk Development in Young Adults (CARDIA).
Nos homens percebeu-se uma incidência de 5% de doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e insuficiência cardíaca por volta dos 50 anos. Já nas mulheres estes dados verificavam-se nos 57 anos (7 anos mais tarde).
A doença coronária, que segundo o website do Hospital da Luz acontece quando se desenvolvem nas artérias coronárias placas de aterosclerose que interferem com a passagem normal do fluxo de sangue, era o principal fator destas doenças, com uma incidência de 2% nos homens mais de uma década antes das mulheres.
Segundo o estudo, o risco para os homens começa a aumentar rapidamente por volta dos 35 anos, permanecendo alto durante a meia-idade.
A professora Alexa Freedman, principal autora do estudo, afirmou que estes resultados "destacam a importância de se promover a prevenção", sobretudo em homens mais jovens.
Em declarações à Fox News, o cardiologista Andrew Freeman afirmou: "Sempre soubemos que os homens tendem a manifestar e normalmente morrem mais cedo devido a problemas como ataques cardíacos e AVC's em comparação com as mulheres".
Embora o estudo não tenha apurado as razões pelas quais os homens estão mais predispostos a problemas cardíacos do que as mulheres, o cardiologista afirma que poderá estar relacionado com o estilo de vida que levam. A falta de exercício físico, a má qualidade do ar, a alimentação desiquilibrada, o stress, bem como a falta de prevenção perfazem este estilo de vida.
Assim, o médico partilhou dicas para uma vida mais saudável que ajudam a prevenir problemas cardíacos.
1. Limite a exposição a toxinas como o álcool, o tabaco, cannabis, a nicotina e poluição do ar.
2. Adote uma dieta predominantemente à base de alimentos integrais e vegetais com baixo teor de gordura.
3. Faça exercícios regularmente, idealmente de 20 a 30 minutos por dia, até ficar sem fôlego (com atestado médico).
4. Participe em atividades para aliviar o stress e exercícios de atenção plena.
5. Durma o suficiente e sem interrupções.
6. Cultive uma forte rede de apoio de amigos e familiares.
Pode achar que é algo inofensivo, mas a verdade é que pode trazer algumas consequências. Tomar café em conjunto com algumas vitaminas pode ser um erro que está a cometer. Saiba o que está em causa.


Sem comentários:
Enviar um comentário