quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

É melhor beber café antes ou depois do pequeno-almoço?... A hora a que bebe o café pode influenciar a regulação dos níveis de açúcar no sangue, conforme apurou um estudo científico. A análise foi feita em relação ao pequeno almoço.

Por Noticiasaominuto.com 

O horário em que bebemos café pode fazer diferença. O jornal Huffington Post recorda um artigo publicado pelo British Journal of Nutrition que destaca isto. 

Neste estudo, os cientistas registaram as respostas sanguíneas dos participantes a diferentes hábitos, neste caso, após uma noite de sono interrompida ou uma noite de sono considerada normal. 

Num dia, os participantes receberam uma bebida com glicose depois de uma noite sem interrupções de sono, noutro, receberam a mesma bebida após uma noite mal dormida. Já no terceiro dia beberam uma chávena de café antes da bebida com glicose (depois de dormirem mal). 

A bebida com glicose, sublinhe-se, tinha como objetivo imitar o conteúdo nutricional de um pequeno-almoço normal.  

Os pesquisadores descobriram que uma má noite de sono não afetou negativamente o metabolismo dos participantes saudáveis de forma significativa. 

No entanto, beber café em jejum antes da bebida de glicose aumentou a resposta glicémica dos participantes em 50%.

"Começar o dia após uma noite mal dormida com um café forte teve um efeito negativo no metabolismo da glicose em 50%", realçou Harry Smith, líder do estudo, à University of Bath.

Para Smith, o melhor será beber café depois do pequeno-almoço de maneira a não afetar negativamente os níveis de glicose no sangue.

"A regulação do açúcar no sangue é prejudicada quando a primeira coisa com que o nosso corpo entra em contacto é o café, especialmente depois de uma má noite de sono. Podemos melhorar isso ao comer primeiro e ao tomar café mais tarde se sentirmos necessidade", sublinha. 

Café ajuda a viver melhor e mais tempo

O café poderá ajudar a viver melhor e mais tempo. Pelo menos estes foram os resultados de um estudo publicado em 2024 pela revista Science Direct. Os pesquisadores concluíram que o café pode reduzir o risco de morte por doenças relacionadas com o envelhecimento, AVC, contribuindo para a regulação dos mecanismos de stress e para proteger o corpo. 

"O consumo regular de café parece estar associado à preservação das funções musculares, cardiovasculares, mentais e imunológicas, e aparenta estar inversamente associado à incidência das doenças mais frequentes que afetam os idosos, como doenças cardiovasculares e respiratórias, acidente vascular cerebral, alguns tipos de cancro, diabetes, demência, depressão grave ou fragilidade", indica a pesquisa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário