quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Governo da Ucrânia saudou sanções dos EUA contra petrolíferas russas... A primeira-ministra ucraniana, Yulia Sviridenko, saudou hoje as sanções contra as petrolíferas russas Lukoil e Rosneft, anunciadas na quinta-feira pelos Estados Unidos.

© Getty Images  Por  Lusa  23/10/2025

Sviridenko disse que o petróleo russo alimenta a guerra provocada por Moscovo e frisou que os Estados Unidos enviaram uma mensagem certa ao sancionar as duas empresas.  

A primeira-ministra ucraniana difundiu os comentários através das redes sociais depois de o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, ter anunciado as sanções, as primeiras impostas pela atual Administração de Donald Trump contra a Rússia. 

A Rosneft é uma empresa estatal russa que produz quase 6% do petróleo bruto mundial e quase metade do petróleo bruto russo.

Juntamente com a Lukoil, exportam 3,1 milhões de barris de crude por dia.

Ambas as empresas já foram sancionadas pela anterior Administração dos Estados Unidos, mas desta vez as sanções são estendidas às subsidiárias e afiliadas.


Leia Também: Embaixadora da Ucrânia nos EUA saúda sanções impostas por Trump à Rússia

A embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos saudou as sanções impostas à Rússia pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmando que apenas demonstrações de força são eficazes contra Moscovo.

Leia Também: Reino Unido e Alemanha vão rastrear submarinos russos em patrulhas

O Reino Unido e a Alemanha vão realizar operações conjuntas de patrulha defensiva no Atlântico Norte para rastrear submarinos russos, reforçando a colaboração em matéria de Defesa, anunciou o Ministério da Defesa britânico (MoD).

Leia Também: "Expetativas criadas por Trump não coincidem com a vontade de Putin"

António Costa surgiu esta manhã ao lado do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para lamentar que as expetativas criadas contra por Donald Trump não se vão concretizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário