© Reuters
POR LUSA 29/02/24
A China vai perdoar parte da dívida e reforçar o apoio económico e ajuda humanitária à Serra Leoa, anunciou o Governo do país africano, em comunicado.
O presidente chinês, Xi Jinping, irá disponibilizar ajuda económica e técnica no montante de 50 milhões de yuan (6,4 milhões de euros), o cancelamento da dívida no valor de 20 milhões de yuan (2,6 milhões de euros) e 1.500 toneladas de assistência alimentar para a Serra Leoa, pode ler-se na mesma nota.
A decisão foi dada a conhecer por Xi Jinping durante uma reunião bilateral com o Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, que realiza uma visita de Estado à China, a primeira de um governante africano em território chinês este ano.
Segundo Julius Maada Bio, "a China tem sido um parceiro fiável da Serra Leoa".
"Estou convencido de que esta visita irá aprofundar as relações bilaterais entre a Serra Leoa e a China", acrescentou.
Por outro lado, agradeceu ao homólogo chinês todo o apoio ao país e referiu "que as relações entre as duas nações remontam a 1971 e que os laços transcenderam a distância geográfica".
Segundo a mesma nota, durante a reunião, Xi Jinping descreveu a relação de longa data entre a Serra Leoa e a China como "uma cooperação eficiente".
O Presidente chinês terminou a reunião, convidando Bio para a próxima Cimeira do Fórum de Cooperação China-África, a realizar este ano, acrescentando que as relações têm sido um bom exemplo do intercâmbio África-China.
Sem comentários:
Enviar um comentário