© Jan Woitas/picture alliance via Getty Images Notícias ao Minuto 21/12/2024
Foram divulgadas as primeiras imagens do presumível autor do ataque ao mercado de Natal de Magdeburgo, na Alemanha, na noite de sexta-feira.
Recorde-se que o suspeito, identificado como Taleb A., é um médico saudita, de 50 anos, que se declarou "anti-Islão". Uma das imagens, também já divulgada pelas agências internacionais, foi retirada do passaporte do atacante, enquanto outra é um recorte da Rair Foundation USA.
O último balanço indica que pelo menos cinco pessoas morreram na sequência do ataque, que provocou ainda mais de 200 feridos.
O médico conduziu intencionalmente um carro contra um mercado de Natal repleto de compradores. Foi detido no local e levado sob custódia para interrogatório.
Vários meios de comunicação social alemães ocultaram o apelido do suspeito, em conformidade com as leis de privacidade, e referiram que se tratava de um médico, especialista em psiquiatria e psicoterapia.
Descrevendo-se a si próprio como um antigo muçulmano, partilhou diariamente dezenas de 'tweets' e 'retweets' centrados em temas anti-islâmicos, criticando a religião e felicitando os muçulmanos que abandonaram a fé.
Acusou também as autoridades alemãs de não terem feito o suficiente para combater o que ele disse ser a "islamização da Europa".
Alguns descrevem-no como um ativista que ajudou mulheres sauditas a fugir do seu país. O autor do ataque, que vive na Alemanha há quase duas décadas, também manifestou o seu apoio à Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita e anti-imigração.
Recentemente, parecia estar concentrado na sua teoria de que as autoridades alemãs estavam a visar os requerentes de asilo sauditas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.