quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Kim jong-Un admite "fracasso" na gestão económica da Coreia do Norte

 SIC Notícias   25/01/2024

O líder da Coreia do Norte assumiu que o Governo não consegue garantir as "necessidades básicas de vida" à população, principalmente em áreas rurais. Defendeu um investimento na indústria regional como forma de resolver a situação.

O líder da Coreia do Norte, Kim jong-Un, reconhece que o país está a atravessar uma situação económica terrível e que o Governo não está a ser capaz garantir as necessidades básicas de grande parte da população.

“Hoje, o fracasso em fornecer satisfatoriamente às pessoas, nas áreas locais, as necessidades básicas de vida, incluindo condimentos, alimentos e bens de consumo, surge como uma questão política séria que o nosso partido e Governo nunca poderão evitar”, disse Kim jong-Un durante a reunião da cúpula do partido no poder no país.

O líder norte-coreano diz que é preciso avançar com vários planos para desenvolver a economia na próxima década, principalmente nas zonas fora da capital Pyongyang.

Kim jong-Un sublinhou que “a economia regional em geral se encontra numa situação terrível, sem condições elementares” e com “graves desequilíbrios e enormes disparidades entre as regiões em termos de circunstâncias geográficas, potencial económico e condições de vida” é preciso “garantir que novas fábricas industriais regionais modernas sejam construídas em todas as cidades e condados do país”.

A Coreia do Norte tem sofrido vários momentos de escassez alimentar ao longo das últimas décadas, uma situação que foi também agravada pela pandemia de covid-19. A reabertura do comércio com a China poderá ajudar a superar esta escassez.

Sem comentários:

Enviar um comentário