sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Ucrânia. Biden anuncia 305 milhões de euros em ajuda aos ucranianos

© EVAN VUCCI/POOL/AFP via Getty Images

POR LUSA   22/09/23

O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou quinta-feira mais 325 milhões de dólares [305 milhões de euros] em ajuda à Ucrânia, acrescentando que os primeiros tanques Abrams, anunciados em janeiro, chegarão à Ucrânia na próxima semana.

Biden fez este anúncio no início de uma reunião na Casa Branca entre membros do seu Governo e a Administração ucraniana, chefiado pelo Presidente Volodymyr Zelensky.

"Aprovei a próxima entrega de ajuda de segurança dos Estados Unidos à Ucrânia, que inclui mais artilharia, munições e armas antitanque. Além disso, na próxima semana os primeiros tanques Abrams dos Estados Unidos serão entregues à Ucrânia", declarou Joe Biden.

O novo pacote de ajuda não inclui os mísseis de longo alcance ATACMS, que a Ucrânia tem exigido insistentemente há meses e que os Estados Unidos se recusaram a fornecer por receio de provocar uma escalada da guerra com a Rússia.

No entanto, o pacote contém armamento para reforçar as defesas aéreas da Ucrânia contra os ataques russos, tanto agora como durante o próximo inverno, quando a Rússia poderá atacar novamente infraestruturas críticas, como o fornecimento de energia necessário para manter o país aquecido.

Especificamente, o pacote incluirá outra bateria de defesa aérea HAWK, que pode abater aeronaves, bem como sistemas capazes de intercetar mísseis para proteger a população civil.

Os Estados Unidos também enviarão munições de artilharia e bombas de fragmentação para a Ucrânia, tal como Biden anunciou em julho, apesar das críticas de organizações como a Human Rights Watch (HWR), que estão preocupadas com o impacto deste armamento na população civil.


Leia Também: UE desembolsa nova parcela de 1,5 mil milhões de ajuda à Ucrânia

Sem comentários:

Enviar um comentário