sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Grupo armado raptou estudantes num dormitório universitário na Nigéria

© Reuters

POR LUSA   22/09/23 

Um grupo armado raptou mais de 20 estudantes em vários dormitórios femininos da Universidade de Gusau, no noroeste da Nigéria, anunciaram hoje as autoridades locais sem referir com exatidão o número de vítimas nem os autores do ataque.

O porta-voz da polícia nigeriana, Yazeed Abubakar, confirmou o ataque e declarou que as forças de segurança lançaram uma operação para tentar encontrar os autores dos raptos e localizar todos os reféns, a maioria dos quais são mulheres.

Segundo o relato de uma das vítimas, transmitido pelo seu irmão ao jornal nigeriano Vanguard, um grupo de homens armados chegou à zona residencial da universidade por volta das 3:00 (hora local) e começou a disparar para o ar, tendo depois "começado a procurar os estudantes casa a casa".

"Na casa onde a minha irmã está alojada, apenas duas pessoas foram raptadas. Pelo que apurámos, foram raptadas 24 pessoas no total, embora possam ser mais", reconheceu esta testemunha ao jornal nigeriano.

O rapto de estudantes é uma tática recorrente dos grupos criminosos na Nigéria, um país que, nos últimos anos, tem assistido a uma crescente insegurança em diferentes zonas do país. O principal objetivo destes ataques é económico, para obter o pagamento de um resgate.


Leia Também: O Exército da Nigéria resgatou hoje seis das pelo menos 30 pessoas, incluindo 24 estudantes universitárias, sequestradas esta manhã num ataque contra vários dormitórios femininos da Universidade de Gusau, no noroeste da Nigéria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.