sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Conselho da ONU? "É tempo de privar Moscovo do seu poder de veto"

© Getty Images

Notícias ao Minuto   15/09/23 

O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhaylo Podolyak, referiu que a Rússia estava a "ocupar um lugar ilegalmente" e que estava na hora de ser reestabelecida a confiança na Organização das Nações Unidas.

O principal conselheiro da presidência da Ucrânia, Mykhaylo Podolyak, defendeu, esta sexta-feira, uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), um pedido já de muitos países - e defendido por Portugal.

"Reiniciar o Conselho de Segurança da ONU é o primeiro passo para restaurar a reputação das instituições globais, devolver estabilidade e aumentar a segurança", começou por escrever o responsável ucraniano numa publicação partilhada no Twitter.

Podolyak apontou que a atual composição do órgão e os "atores globais" credenciados "já são há muito tempo desadequados face à atual situação do mundo".

"Pelo menos um país, a Rússia, está a ocupar um lugar ilegalmente, ativamente usando o seu poder de veto e a prejudicar o Direito internacional", acusou.

Podolyak notou ainda que a Assembleia Geral da ONU é o local "ideal" para que a ação. "É tempo de privar Moscovo do seu poder de veto, renovar o Conselho de Segurança e restaurar a confiança na ONU", rematou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estará na próxima semana na sede da ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Naquela que é a segunda visita oficial ao país desde que a guerra na Ucrânia começou, o chefe de Estado ucraniano vai também a Washington, onde se ira encontrar com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden.

Sem comentários:

Enviar um comentário