Bissau, 15 set 23 (ANG) – O ministro do Comércio disse hoje que são os operadores comerciais que desempenham o papel fundamental na redução do sofrimento das populações.
Jamel Handen falava na sede da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços(CCIAS) no âmbito de um encontro mantido com diferentes Associações filiadas nesta organização.
O governante apelou aos comerciantes para reduzirem as margens de lucros, para permitir que o dinheiro circule nas mãos dos pobres, que são seus maiores clientes.
“Atualmente as pessoas carenciadas, nem sequer podem comprar um saco de arroz, no valor de 17,500 francos CFA, mas os comerciantes insistem em lhes vender o arroz ao preço de 400 francos, o quilo”, frisou.
Handen sublinhou que, nestas condições, as pessoas carenciadas estão a ser obrigadas a fazer despesas elevadas, mais que as pessoas com mais possibilidades económicas.
“É por causa disso que devemos ter a pena deste povo, Não recusamos à ninguém ganhar dinheiro, porque eu pessoalmente sou filho de família de comerciantes”, disse.
Disse que também quer ver a classe empresarial a florescer e avançar, porque, caso contrário, pode enfrentar problemas, tipo xenofobia, que ocorreram noutros países.
Jamel Handen reiterou que o Governo está a trabalhar para cumprir as promessas eleitorais e na base disso vai lutar dia e noite para baixar o preço de arroz que é a base alimentar das populações.
Referiu que, a partir do dia 24 de Setembro,a redução do preço de pão começa a vigorar, e que, paulatinamente, outros produtos de primeira necessidade, óleo, açúcar e outros, vão também baixar de preço.
Por sua vez, o Presidente em exercício da CCIAS, Mama Samba Embaló felicitou ao Governo pelas medidas tomadas e executadas sobre a redução dos preços de produtos de primeira necessidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário