© Reuters
Notícias ao Minuto 26/07/23
A informação foi confirmada à CNN Internacional por duas autoridades norte-americanas e uma fonte familiarizada com o assunto.
O presidente norte-americano, Joe Biden, decidiu permitir que os Estados Unidos cooperem com a investigação do Tribunal Penal Internacional (TPI) a eventuais crimes de guerra russos na Ucrânia.
A informação foi confirmada à CNN Internacional por duas autoridades norte-americanas e uma fonte familiarizada com o assunto. "Pode ser profundamente consequente", referiu uma das fontes, acrescentando que o governo dos EUA agora tem "luz verde" para partilhar informações e evidências com o TPI.
A partilha dessa informação vai depender, em última análise, daquilo que forem os pedidos dos investigadores e do procurador do TPI.
Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional não quis comentar diretamente a decisão, mas disse, em comunicado, que Biden "foi claro". "É preciso haver responsabilização pelos perpetradores e facilitadores de crimes de guerra e outras atrocidades na Ucrânia", afirmou.
A decisão vem após meses de debate interno e marca uma mudança histórica, já que será a primeira vez que os EUA concordam em compartilhar provas com o TPI.
Ao longo da guerra, funcionários do governo de Biden obtiveram evidências de supostos crimes de guerra russos na Ucrânia, por meio de mecanismos de recolhe de informações, revelaram as autoridades aquele canal.
No entanto, o governo debateu internamente durante meses se deveria compartilhar essas evidências com o tribunal, uma vez que receavam que isso pudesse abrir um precedente que poderia ser usado contra os Estados Unidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário