quinta-feira, 20 de outubro de 2022

ESTADOS UNIDOS: Militares iranianos estão a ajudar Rússia a "lançar drones" na Crimeia

© Getty Images

Por LUSA  20/10/22 

Os Estados Unidos asseguraram hoje que militares iranianos estão no terreno na Crimeia e fornecendo assistência técnica às tropas russas para lançarem 'drones' de fabrico iraniano contra a Ucrânia, segundo referiu um dos porta-vozes da Casa Branca, John Kirby.

As acusações de Washington juntam-se às denúncias da NATO sobre o fornecimento de 'drones' iranianos à Rússia, que os utiliza na Ucrânia, e às sanções que a União Europeia (UE) impôs a três pessoas e a uma empresa iranianas responsáveis pelos 'drones'.

"A informação que possuímos é que eles [os militares iranianos] estão a entrar e a fornecer apoio técnico para o uso desses 'drones'", indicou Kirby em conferência de imprensa.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus --, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia -- foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.306 civis mortos e 9.602 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Sem comentários:

Enviar um comentário