Notícias ao Minuto 28/03/22
As forças russas tinham tomado Slavutych e raptado o presidente, mas já terão abandonado a cidade onde vivem os trabalhadores de Chernobyl.
Slavutych, cidade onde vivem os trabalhadores de Chernobyl, esteve momentaneamente ocupada pelas tropas russas, que entretanto decidiram libertar o presidente da Câmara e abandonar a cidade ucraniana.
"Completaram o trabalho que se tinham proposto fazer", disse Yuri Fomichev, o presidente da Câmara da cidade do norte, num vídeo online. "Hoje acabaram de vistoriar a cidade. Não há nenhum russo na cidade neste momento".
A Reuters, que cita o vídeo, refere que esta informação não é verificada.
Fomichev, sentado em frente a duas pequenas bandeiras da União Europeia e da Ucrânia, acrescentou que estava a trabalhar, e que não cooperava com os russos. Na semana passada, o governador regional, Oleksandr Pavlyuk, tinha dito que as forças russas tinham raptado o presidente da câmara.
Durante o fim-de-semana, várias centenas de residentes de Slavutych, no norte da Ucrânia, marcharam até à praça principal em protesto contra a ocupação russa da cidade e a detenção do presidente da Câmara. Os soldados russos dispararam rajadas de metralhadora e atiraram granadas de atordoar, mas a população ali concentrada apenas se intensificou, tal como se pode ver no vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.