segunda-feira, 28 de março de 2022

𝐄𝐍𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐃𝐄 𝐓𝐑𝐀𝐁𝐀𝐋𝐇𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄 𝐄𝐒𝐏𝐀Ç𝐎 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐍𝐂𝐄𝐑𝐓𝐀ÇÃ𝐎 𝐄 𝐎 𝐏𝐑!

 LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

No quadro do acompanhamento das recomendações resultantes de primeiro Fórum Nacional sobre Segurança, Justiça e Paz que decorreu nos dias 19 a 20 de Março de 2022, em Canchungo com os apoios financeiros do PNUD através do PBF, uma delegação do Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil chefiada pelo Augusto Mário da Silva, presidente da LGDH, foi recebida hoje pelo Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló.

Este encontro permitiu a entrega formal da Declaração de Canchungo sobre Segurança, Justiça e Paz ao chefe de estado e solicitar o seu apoio para a sua eficaz implementação.

O PR manifestou-se satisfeito com as recomendações do Fórum e prometeu utilizar a sua magistratura de influencia junto do governo para a resolução gradual das mesmas. 

Neste encontro, foram igualmente abordados os últimos acontecimentos registados no país, nomeadamente, raptos e espancamentos dos cidadãos. Neste capitulo em particular, foi discutida a situação do ativista político Sana Canté que foi brutalmente espancado por um grupo de homens armados, que lhe roubou os seus documentos de viagem, impossibilitando a sua deslocação ao estrangeiro para efeitos do tratamento médico especializado.

Os familiares da vítima tinham iniciado, com o apoio da LGDH, o processo de emissão da segunda via do passaporte o qual infelizmente se esbarrou com  a suposta ordem superior do Ministério do Interior, sem qualquer fundamento plausível.

No entanto, ao ser informado destes obstáculos, o Presidente da República deu instruções ao Ministro do Interior para a emissão imediata do novo Passaporte ao cidadão Sana Canté. 

Por fim, a delegação do Espaço de Concertação solicitou ao PR para apoiar a sua próxima iniciativa de promoção do diálogo com todas as forças vivas da nação, tendente a redução de tensão política e social reinante no país. Em resposta a este pedido, ele prometeu analisa-lo e manifestou a sua abertura total às organizações da sociedade civil  com vista a resolução dos vários assuntos do interesse nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário