sexta-feira, 4 de março de 2022

UCRÂNIA -Vídeo do incêndio na central nuclear. "Toda a Europa está em risco"

© @Podolyak_M/Twitter

Notícias ao Minuto  04/03/22 

Entretanto, as tropas russas já tomaram a central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia.

As tropas russas já tomaram a central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, a maior da Europa, depois de a terem bombardeado na madrugada desta sexta-feira. Um incêndio deflagrou não muito longe dos seis reatores da central. 

As imagens do bombardeamento foram partilhadas pelo conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak.

@AFP Português Maior usina nuclear da Europa pega fogo na Ucrânia | AFP
O chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu às tropas russas um cessar-fogo imediato na central nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa, atingida nesta sexta-feira por um incêndio causado por bombardeios.

"Toda a Europa está em risco de repetir uma catástrofe nuclear", escreveu na legenda das imagens.

As chamas foram extintas, entretanto, pelos bombeiros.

As autoridades ucranianas garantiram que os seis reatores de Zaporizhzhia não foram afetados e que o incêndio atingiu apenas um edifício e um laboratório do local.


Leia Também: 

Invasão da Rússia à Ucrânia não é vista com bons olhos por várias personalidades do império de Putin. E até dentro do círculo do presidente russo se começam a ouvir vozes de discórdia

Alexei Mordashov, o homem mais rico da Rússia, pediu que se "pare com o banho de sangue para ajudar as pessoas afetadas a refazer as suas vidas". Depois dos bilionários russos Mikhail Fridman e Oleg Deripaska terem rompido as fileiras do Kremlin e terem apelado ao fim da invasão da Rússia à Ucrânia, foi a vez de um dos empresários mais importantes se insurgir contra o conflito...


A NATO sublinhou hoje que é uma organização defensiva, que não procura o conflito armado com a Rússia, mesmo à luz da agressão à Ucrânia, mas advertiu que, se o conflito chegar à Aliança, protegerá "cada centímetro" do seu território.

"Somos uma aliança defensiva, não procuramos conflitos, mas se o conflito chegar a nós, estamos prontos e vamos defender cada centímetro do território da NATO", advertiu o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à chegada ao quartel-general da Aliança, em Bruxelas, para uma reunião do Conselho do Atlântico Norte ao nível de chefes de diplomacia...


Declaração de Volodymyr Zelensky após a Rússia ter bombardeado a central nuclear de Zaporizhzhia. 

"Esta noite poderia ter sido o fim da História para a Ucrânia e a Europa". A (poderosa) frase é de Volodymyr Zelensky, citado pelo The Kyiv Independent, após a Rússia ter, nesta madrugada, bombardeado a central nuclear de Zaporizhzhia... 


A China disse hoje estar "seriamente preocupada com a segurança" das instalações nucleares na Ucrânia, após um incêndio numa central nuclear ucraniana, a maior da Europa, provocado por fogo de artilharia russa.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Wenbin, afirmou que a China vai continuar a acompanhar os desenvolvimentos na central de Zaporizhzhia, localizada na cidade de Enerhodar, apelando a "todas as partes envolvidas que mantenham a calma e a contenção, evitem uma maior escalada da situação e garantam a segurança das instalações em causa".


A manhã nos mercados fica marcada pelo agravamento do custo dos produtos energéticos depois da tomada de controlo da Rússia da maior central maior central nuclear da Europa, na Ucrânia.


Sem comentários:

Enviar um comentário