sábado, 13 de fevereiro de 2021

Opinião: O Presidente e o Governo da Guiné-Bissau acertaram em deixar Aristides Gomes sair do país para fazer tratamento ou exílio!

O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embalo e o Governo da Guiné-Bissau acertaram em deixar o Aristides Gomes sair do país para fazer o tratamento ou exílio!

Algumas pessoas pensam que é uma derrota, mas a derrota não é amarga se você não a engolir)

Aristides Gomes tem residido na residência das Nações Unidas, fora da jurisdição do Governo da Guiné-Bissau.

Se ele não puder ser removido à força do prédio, a melhor opção seria permitir que a ONU o enviasse para o exílio conforme acordado por ambas as partes.

Foi um ganho diplomático para o presidente e o governo da Guiné-Bissau. Ao contrário de recusar sua saída, enquanto o governo não pode removê-lo à força da residência da ONU.

Um homem prudente deve saber que se qualquer pessoa se refugiar no complexo das Nações Unidas em todo o mundo, a melhor saída é sempre através da diplomacia!

No entanto, se Aristides Gomes foi culpado, ...??? 

“O mal que os homens fazem sobrevive depois deles” diz o “William Shakespeare”

Faladepapagaio


4 comentários:

  1. Mintida. Kafumbam!!! Do resto Non comment.

    ResponderEliminar
  2. No tene dus mandato se no caba nona prs se é caba ena da apu três mandatos vezes três fasi trinta anos utrus cana mate ora ku partido na poder coitade i pena pa Deus purdua elis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem elementos de uma argumentação fundada em análise prospetiva bem concebida e realizada, teses dessas aí, meu caro Ilustre Sr. “Unknown”, não passam de dizeres de pura banalidade. Simples desejos tidos por realidade. Mas se os seus autores, tal como o Senhor nelas quiserem querer, paciência.

      Uma coisa é certa. Ou ir-se-á, de modo muito concreto e seriamente a um Regime ditatorial instalado por um Golpe de Estado Militar, ou se vai num Regime do Estado de Direito Democrático devendo ser bem-sucedido, bem-sucedido e de funcionamento excelente.

      E aí, são as lideranças de rigor na disciplina; na disciplina significando, o respeito irrestrito e a aplicação escrupulosa das normas estatutárias de cada agremiação política (Partido) concernente.

      Isto é, cada praticando (ou aqueles que saberão praticar) no seu seio, de maneira absoluta, pela convicção, as regras do jogo democrático nos Regimes do Estado de Direito Democrático. Não pelos recursos ao uso da força, às pancadas, às compras da consciência, às trapaçarias, às mentiras, etc.

      O que significa que, apenas os Partidos conseguindo este desafio (proeza) é que serão os mestres da governação deste nosso país do POVO BOM nos próximos 40 a 50 anos. É a moral e dinámica deste nosso s. XXI que fala (ainda é momento de transição), e, os dados e lições retidos do s. XX. Acredite-se quem quiser.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar