sábado, 13 de fevereiro de 2021

Covid-19: Presidente da Guiné-Bissau revela que “quase morreu” da doença

Por LUSA 12.02.2021 

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, revelou hoje que esteve infetado pelo novo coronavírus e que "quase morreu" da doença, que o deixou com sequelas, embora esteja neste momento de "boa saúde"

Umaro Sissoco Embaló fez a revelação ao chegar ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, de Bissau, vindo de Dacar, no Senegal, para onde se tinha deslocado para controlo médico.

“Há um ano passei o coronavírus, que é uma doença que não se deve esconder, é normal”, afirmou o chefe de Estado, acrescentando que sofreu um acidente vascular “pulmonar”.

“Foi uma coisa muito séria, podia ter morrido, ainda há sequelas, mas não há nada de inquietante pois tudo está normal comigo”, observou Sissoco Embaló.

O Presidente guineense afirmou que desde aquela altura se que tem deslocado ao estrangeiro para controlo de rotina, o que fazia em França, mas ultimamente decidiu passar a fazer no Senegal.

Foi a primeira vez que Umaro Sissoco Embaló abordou perante a comunicação social o facto de ter estado infetado pelo novo coronavírus, ainda que regulamente apareça em campanhas de sensibilização, através da Televisão da Guiné-Bissau, a exortar a população sobre as formas de evitar o contágio da doença.

A Guiné-Bissau registou um total acumulado de 2.869 casos, incluindo 46 vítimas mortais devido à covid-19.

Na sequência do aumento de casos que se tem registado desde o início do ano, o Governo guineense decidiu decretar o estado de calamidade até 23 de fevereiro, encerrar os estabelecimentos escolares até à mesma data e cancelar as celebrações do carnaval.

A pandemia da doença covid-19 provocou pelo menos 2.368.493 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MB // LFS


3 comentários:

  1. Meus Deus, Allah, Matchol, Yakunue, etc. Estou farto. Mas mesmo farto. De mentiras deste cidadão Umaro El Mouktar Sissoco Embalo, Autoproclamado PR, Usurpador do Poder, Golpista e tudo mais indo neste sentido. Desacreditador das nossas Instituições da República (neste caso sanitárias) e produtor da má imagem do país.

    Explico.

    O seu dito “Gabinete de Comunicação e Relações Públicas”, num documento assinado por alguém que se denomina de “Conselheira do Presidente da República para a Comunicação Institucional”, desmentiu categoricamente no dia 30 de Março de 2020 num “COMUNICADO DE IMPREN - Nota de Esclarecimento”, que este Senhor Sissoco nunca se tenha infetado por Coronavírus.

    Cito: “O Gabinete de Comunicação da Presidência da República informa que as notícias que foram veiculadas hoje, segunda-feira, 30 de Março, nos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais sobre os casos positivos de Covid-19 de SE Presidente da República e […], não correspondem com a verdade”. Fim da citação.

    Publicou-se para a demonstração de tudo o resultado do teste negativo correspondente (“RNA de SarbecoV e RdPr por PCR em Tempo Real – PR Umaro S. Embalo | NEGATIVO”), num talão em papel timbrado do Ministério da Saúde da República da Guiné-Bissau com carimbo e devidamente assinado por um tal Diretor do Laboratório Nacional de Saúde Pública, Serifo Monteiro.

    Mais tarde, sem vergonha, veio o próprio Senhor Sissoco dizer ao público, numa entrevista concedida a dois jornalistas da revista “Jeune Afrique”, publicada no dia 23 de Setembro de 2020 (facto ignorado pelo autor deste artigo cá comentado) esta afirmação seguinte. Sim, “fui infectado na Nigéria por Abba Kyari, antigo chefe de pessoal do Presidente Buhari [que morreu a 17 de Abril]”.

    Eu, autor do presente “post” pensava que não estava ouvir bem na altura. Mas eis novamente, neste presente cá comentado artigo que volta à carga:

    Cito: “[…] Umaro Sissoco Embaló, revelou hoje que esteve infetado pelo novo coronavírus e que «quase morreu»”. Que há um ano que teve o coronavírus, “que é uma doença que não se deve esconder, é normal”, diz ele. “Acrescentando que sofreu um acidente vascular «pulmonar»”.

    E eis. Tudo isso é um descrédito total do seu tal Gabinete da sua Presidência, do Ministério da Saúde, do Laboratório Nacional de Saúde Pública e seu Diretor Serifo Monteiro.

    E eu pergunto. É com isso que se pensa projetar a boa imagem da Guiné-Bissau, no interior e exterior?! Loucura e tristeza. Incrível!

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. Homi buca sinti curpo.
    Dissa nô presi.
    Si ina cansau buta muda di nacionalidade.
    Pabia buca gosta dibu terra.
    Para critica sim dá bu sugestão.
    Abô i um dos quita ricibi sim tarbadja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi, hi, hi... só pa n'ri própri. Pui dê bu kabessa na pensa. Bu pensa alguin ki ta skribi y finaliza si textu suma dimi, y ka ta tarbadja?

      Sinau, ami nha purmedu proposta di solusson pa nô saí di ês situasson di mintidas, tok utru ta bin diskissi mintida ki y kontaba dja. Y pa Nho José Pedro Sambú, depus di Acórdão N° 6/2020, ki valida resultadus provisorius di dia 01.01.2020, bai publika proklama resultadus difinitivus. Pabia assim ku lei ta manda. Si y fassi Kila sôn, bu na odja, tudu utrus prublumas logo na sabi resolvidu na Lei. Em vez di djinti fika na n'gana sê kabessa, na konta mintida. Zero.

      Bo noiti.
      Durmi diritu.
      Buska bom senso.
      Amizadi.
      Abdulai Keita (n'ka ta sukundi; punta Marciano Silva Barbeiro di Mandem-g15)

      Eliminar