terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

No Senegal, o negócio de produtos para ganhar peso e curvas (bumbuns)

capgb.com

Controvérsia no Senegal após a morte de uma jovem mulher, causada pelo consumo de produtos que promovem o aumento de peso. Ela queria ganhar peso para agradar ao seu marido. É um verdadeiro mercado no Senegal e em toda a região.

Estes produtos são vendidos ao balcão em todo o Senegal comprimidos, xaropes, óleos, cremes ou supositórios que supostamente fazem as pessoas ganhar peso. Sinais de opulência e beleza, as curvas são um mercado promissor no Senegal, mas também noutros países da região, tais como a Costa do Marfim ou o Mali.

Algumas mulheres compram xaropes anti-histamínicos (para alergias) em farmácias sem receita médica, que têm o efeito secundário de estimular o seu apetite. As contrafacções são também facilmente encontradas nos mercados de Dakar. E os produtos de engorda sob a forma de creme são também toda a raiva, juntamente com os produtos de endireitamento ou despigmentação. Todos estes produtos estão omnipresentes nas redes sociais e são vendidos em linha.

As vendedoras tranquilizam: estes produtos apenas engordam as nádegas ou as ancas, e diz-se que são fabricados a partir de matérias-primas naturais. No entanto, nem a composição nem a origem do produto podem ser verificadas, e os efeitos secundários podem ser perigosos. Sonolência, problemas cardiovasculares, insuficiência hepática, obesidade, diabetes, tensão arterial elevada… A lista é longa.

Os profissionais de saúde apelam à regulamentação da comercialização destes produtos

Estes produtos “só vendem sonhos”, diz o dietista e nutricionista Binetou Cheikh Seck. Segundo ela, é cientificamente impossível engordar as nádegas e as ancas sem aumentar o resto do corpo, nem estimular uma criação local de gordura com um creme. O ideal é, portanto, consultar um médico e comprar os produtos numa verdadeira farmácia.

Mas convencer as mulheres não será fácil: no Senegal, as curvas são um ideal de beleza e um símbolo de facilidade social. Enquanto o mercado matrimonial é competitivo – especialmente em casais polígamos – as mulheres senegalesas estão sob pressão para satisfazer critérios de beleza subjectivos determinados pelos homens.

francetvinfo

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