segunda-feira, 18 de maio de 2020

A revisão constitucional: um outro ângulo de visão

Por Pedro Rosa Có - Um olhar distinto!
A revisão constitucional: um outro ângulo de visão

O processo de revisão da actual Constituição foi lançado pela Assembleia Nacion Popular (ANP), nos termos da Constituição e do seu Regimento. Espera-se que a Comissão Técnica da ANP, que tive a honra de fazer parte, termine os seus trabalhos o mais cedo possível.

Inicialmente, pareceu que a ideia era mesmo uma simples revisão da actual Constituição, visando o preenchimento de lacunas e esclarecer algumas imprecisões e zonas de sombra.

No entanto, desde de 2015, por impulso da CEDEAO e de alguns sectores académicos nacionais e intelectuais, uma transição constitucional entrou na ordem do dia. Ou seja, passou a estar na forja a possibilidade de mudança da forma de Governo do Semipresidencialismo para o Presidencialismo.

O Presidente da República (PR) acaba de criar uma Comissão técnica de revisão constitucional. Daqui a três meses, vamos ter um Anteprojeto de Constituição do PR e vamos saber que tipo de Constituição e forma de Governo ele quer para o país.

Daqui a três meses, espero que todos os partidos políticos legalmente constituídos, a Sociedade Civil Organizada, a Liga guineense dos Direitos do Humanos tivessem também prontas as suas próprias visões da Constituição, seja na totalidade ou apenas nos Capítulos da Constituição que lhes interessam.

Será mais profícuo e fluído o debate sobre a próxima Constituição, se for feito com base em Anteprojectos ou visões concretas de cada actor principal sobre o tipo de Constituição e forma de governo que quer para o país.

Pessoalmente, estarei mais atento ao Título dos direitos fundamentais (direitos humanos) e do direito internacional em geral.

Bissau, 18.05.2020.

Fonte: Rádio África FM/ Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário