quinta-feira, 1 de outubro de 2020

DISCURSO DA MINISTRA DO MAPTESS DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, NA REUNIÃO DE PERITOS, ALUSIVA À PREPARAÇÃO DA REUNIÃO DOS MINISTROS RESPONSÁVEIS PELO EMPREGO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA UEMOA

Os meus cumprimentos!

Começo por salientar, mais uma vez, a minha imensa satisfação pela realização da “XI Conferência dos Ministros do Emprego e da Formação Profissional da Uemoa”. E também gostaria de sublinhar a minha satisfação pela forma como está organizado o encontro.

Desde a primeira Conferência Ministerial CCMEFP-UEMOA realizada em Bamako em 2010, os Ministros acordaram alguns parâmetros para a observação e análise de esforços e desempenhos e, em particular, uma lista mínima de indicadores de emprego e formação profissional, ofícios promissores (desenvolvimento e implementação), repertório de medidas ativas do mercado de trabalho, necessidade de reunir recursos e ferramentas para a formação profissional, bem como a experimentação do conceito de Colégio Comunitário no final da conferência de Dakar (2011).

Assim, foram tomadas recomendações e decisões no sentido de promover esta sinergia na implementação de estratégias para fazer face aos desafios do desemprego e do subemprego, aumentando a empregabilidade e o auto emprego dos jovens.

Mas devido à constante renovação de especialistas e ministros do CCMEFP-UEMOA, essas decisões e recomendações estão vinculadas, mas, consequentemente, permanecem em níveis baixos de implementação.

A 11ª Conferência de Ministros do CCMEFP-UEMOA tem como objetivo avaliar a execução das decisões tomadas durante a 10ª Conferência e a Sessão Extraordinária de Bamako com vista a uma melhor estratégia para ter em conta as decisões do quadro de consultas nos documentos de programação anual dos departamentos ministeriais no contexto da pandemia do coronavírus.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos que tornaram este encontro possível. E não posso deixar de agradecer, de forma muito pessoal, a todos aqueles que tornaram possível esta conquista, evidenciando naturalmente o papel desempenhado pela SP-CCMEFP-UEMOA.

Saúdo também todos os participantes no encontro.

Esperamos que as Sessões que aqui vão decorrer enriqueça cada um de nós, nos ajude a encontrar soluções inovadoras e compatíveis com a realidade em que vivemos.

Dessa forma, irão beneficiar clientes, empregadores, nossa comunidade, que tanto merece e deseja ter projetos seguros, eficientes e eficazes.

Bom trabalho e muito obrigado por me ouvir.

Lisboa, 01 Outubro de 2020.

Drª Maria Celina Vieira Tavares


Fonte:  Agência de Notícias da Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário