Os idosos da Guiné-Bissau, da sessão de Cumura, dizem sentir-se abandonados pelo estado da Guiné-Bissau e que já estão mais de um ano sem receber os géneros alimentícios
As lamentações foram ouvidas, hoje, durante a visita que a ministra da Mulher, família e Coesão Social, procedeu ao centro dos leprosos de Cumura, alusivo o dia Internacional dos idosos que visa sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa
Braima Bapor Dabó, em nome dos idosos e leprosos, lamenta o facto de muitos leprosos participarem no processo da procura da independência, mas que actualmente não são reconhecidos.
Entretanto, Bapor Dabó denuncia que os leprosos de Cumura já estão há 14 meses sem receber o género alimentício.
Braima criticou duramente o Presidente da Republica sobre as promessas feitas na campanha das eleições presidências de 2019.
No entanto, a min istra da coesão social promete fazer chegar as críticas dos idosos de Cumura.
Entretanto, na comemoração do dia mundial dos idosos, A ministra da mulher, família e coesão socia, Maria de Conceição Évora, exorta os guineenses a terem uma atenção especial com os idosos principalmente na prevenção da contra a Covid 19
O dia é comemorado num contexto que expõe a vulnerabilidade da população idosa perante o coronavírus e que exige da sociedade uma maior atenção para com a terceira idade. Portanto, a ministra da coesão social lembra que um dioso doente pode ter uma doença preexistente.
A ministra da Mulher elogia ainda os trabalhos da Igreja católica e de intuições privadas no apoio às pessoas idosas mais vulneráveis.
O Dia Internacional dos Idosos é comemorado em 1º de Outubro. Um dia instituído em 1991,pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que tem por objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Turé da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário