quinta-feira, 1 de outubro de 2020

ÚLTIMA HORA: A Guiné-Bissau e o Níger decidiram hoje reforçar a cooperação bilateral e entre os países da sub-região no combate ao crime organizado e o terrorismo, numa declaração conjunta divulgada no final da visita do Presidente nigerino ao país.


O Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, realizou hoje uma visita de poucas horas à Guiné-Bissau, tendo-se reunido com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

Na declaração conjunta, enviada à imprensa no final da visita, pode ler-se que os dois chefes de Estado concordaram em “reforçar a cooperação nos domínios da educação, pesca, segurança, transportes, saúde e outras áreas de interesse mútuo, para alcançar uma abordagem mais próxima de seus governos e povos”.

Os dois presidentes destacaram também a necessidade de “fortalecer a cooperação entre os países da sub-região em termos de segurança nas fronteiras e prevenção do tráfico de armas de pequeno calibre, do crime organizado transfronteiriço e do tráfico de pessoas, bem como na luta contra grupos armados, terroristas e imigração ilegal”.

Os dois chefes de Estado determinaram também “fortalecer a cooperação política e diplomática”, incluindo na “coordenação e harmonização da posição de ambos os países nos fóruns internacionais”.

Ao nível da cooperação bilateral, Sissoco Embaló e Issoufou decidiram apostar num reforço nos setores da educação, pesca, segurança, transportes, saúde e outras “áreas de interesse mútuo”.

A visita do Presidente do Níger acontece depois de na quinta-feira terem estado no país quatro chefes de Estado africanos para participar nas cerimónias de comemoração do 47.º aniversário da independência da Guiné-Bissau.

O Níger deteve a presidência rotativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental até ao início de setembro. Atualmente, a presidência da organização é assegurada pelo Gana

Governação na Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário